Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5278
Título: Formação de professoras e professores e conteúdos cordiais: a Educação em Direitos Humanos é uma necessidade formativa na Licenciatura em Química?
Autor: Santos, Ismael Lucas dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7423784204105582
Orientador: Simões Neto, José Euzébio
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3560726840212196
Palavras-chave: Formação de professores;Licenciatura em Química;Direitos humanos;Ensino de Ciências
Data do documento: 18-Set-2023
Citação: SANTOS, Ismael Lucas dos. Formação de professoras e professores e conteúdos cordiais: a Educação em Direitos Humanos é uma necessidade formativa na Licenciatura em Química? 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabajo se desarrolló como parte de un proyecto más amplio, denominado “Movimientos formativos para la enseñanza de la Química”, que tiene como objetivo reflexionar sobre el papel que juegan las carreras de Licenciatura en Química en la formación de profesores en relación con temas y tendencias actuales Del conocimiento de la Enseñanza de la Química. Así, con el enfoque desarrollado em este trabajo, buscamos agregar a los resultados del proyecto en pantalla una mirada a una de las dos carreras de Licenciatura en Química de la UFRPE, ubicada en la ciudad de Recife, para comprender cómo los documentos institucionales básicos, la representación docente y la representación de egresados entienden la relación entre la Enseñanza de la Química y la Educación en Derechos Humanos como uma necesidad de formación docente, con enfoque en el enfoque de Contenidos Cordiales. Para ello, nos anclamos en un sesgo de investigación cualitativa, con uma metodología dividida en dos grandes momentos, a saber: investigación documental y entrevistas narrativas. En la primera parte, a partir del análisis de contenido de Bardin, realizamos un estudio comparativo entre los dos principales documentos oficiales vigentes en la Licenciatura en Química, el PPC iniciado en 2010, en fase de finalización, y el más reciente, 2020, con el propósito de reconocer cómo la Educación en Derechos Humanos encuentra institucionalmente un lugar en la estructura formativa, considerando el diálogo con la Enseñanza de la Química. Luego, en la segunda parte, desarrollamos dos instrumentos de entrevista narrativa, uno centrado en docentes y el otro en estudiantes graduados. Luego invitamos a tres representantes de cada clase, quienes respondieron al instrumento, con el objetivo de comprender cómo las personas que crearon el curso perciben y organizan sus experiencias y si la Educación en Derechos Humanos fue abordada como una necesidad de manera efectiva dentro del curso.
Resumo: Esse trabalho foi desenvolvido como parte de um projeto mais amplo, denominado “Movimentos Formativos para atuação docente em Química”, que tem por finalidade refletir sobre o papel que os cursos de Licenciatura em Química desempenham na formação de professoras e professores frente às temáticas e tendências atuais do Ensino de Química. Assim, com o recorte desenvolvido neste trabalho, buscamos acrescentar aos resultados do projeto em tela um olhar para um dos dois cursos de Licenciatura em Química da UFRPE, situado na cidade do Recife, para entender como os documentos institucionais basilares, a representação docente e a representação de discentes egressos entendem a relação entre o Ensino de Química e a Educação em Direitos Humanos como uma necessidade formativa docente, com foco na abordagem de Conteúdos Cordiais. Para isso, nos ancoramos em um viés qualitativo de pesquisa, com metodologia dividida em dois grandes momentos, a saber: a pesquisa documental e as entrevistas narrativas. Na primeira parte, realizamos, tendo como base a análise do conteúdo de Bardin, um estudo comparativo entre os dois principais documentos oficiais em vigor no curso de Licenciatura em Química, o PPC iniciado em 2010, em fase de conclusão, e o mais recente, de 2020, com a finalidade de reconhecer como institucionalmente a Educação em Direitos Humanos encontra lugar na estrutura formativa, considerando o diálogo com o Ensino de Química. Em seguida, na segunda parte, elaboramos dois instrumentos de entrevistas narrativas, um com foco nos docentes e outro nos discentes egressos. A partir disso, convidamos três representantes de cada classe, que responderam ao instrumento, visando entender como as pessoas que constroem o curso organizam suas experiências, como as violações são percebidas e se a Educação em Direitos Humanos foi abordada como uma necessidade de maneira efetiva dentro do curso.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5278
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ismaellucasdossantos.pdf370,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons