Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5277
Title: | Abordagem da história da Química nas teorias ácido base nos livros didáticos do PNLD 2018 |
Authors: | Ferreira, Gabrielly Simões |
metadata.dc.contributor.authorLattes: | http://lattes.cnpq.br/2558554946002483 |
metadata.dc.contributor.advisor: | Leite, Bruno Silva |
metadata.dc.contributor.advisorLattes: | http://lattes.cnpq.br/4932752031807872 |
Keywords: | Ensino de química;Ácidos;Bases (Química);Conceitos;Livros didáticos;História da ciência |
Issue Date: | 20-Sep-2023 |
Citation: | FERREIRA, Gabrielly Simões. Abordagem da história da Química nas teorias ácido base nos livros didáticos do PNLD 2018. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | The concepts of acids and bases are of great interest in chemistry, however, the approach to this topic is being seen in a distorted way without considering the context of its development, which ends up causing generalizations in its understanding, which causes a misunderstanding of these concepts. by the students. One of the main generalizations is the approach found in textbooks, which do not take into account the historical context in which these concepts were inserted, thus, the importance of evaluating the history of science in Chemistry textbooks is worth considering as a way of aiding teaching. of these concepts. Acids and bases have been known since antiquity and, over time, scholars tried to define them, a consequence of which were the great scientific contributions to the sciences, such as those of Boyle, Joseph Black, Lavoisier, and many other names, until reaching the most current definitions for acids and bases. Therefore, the objective of this work is to evaluate the inclusion of the history of Science in the content of acids and bases in the PNLD 2018 Chemistry textbooks. The methodology for evaluating the works consisted of three categories: Quantity of historical content, approach and quality of historical information. In addition to analyzing four criteria: anecdotal stories; linearity, absence of the broader historical context and consensuality. Among the books evaluated, some do not present historical content, and those that do, for the most part, are presented in a minimal and unsatisfactory way. In only one of the works does the historical content satisfy, in relation to the inclusion of the history of chemistry in the teaching of acid/base concepts, in addition to the distorted views on science appearing frequently in the LDQ of the PNLD 2018. The PNLD points to the history of Science as a fundamental characteristic that must be included in textbooks, however, this does not occur satisfactorily and, despite there being broader definitions regarding the topic, Arrhenius' definitions are the most used or the only one covered in PNLD chemistry textbooks. 2018. |
Description: | Os conceitos ácidos e bases são de grande interesse na Química, no entanto, a abordagem desse tema está sendo vista de forma distorcida sem considerar o contexto do seu desenvolvimento, o que acaba provocando generalizações em seu entendimento, o que causa uma má compreensão desses conceitos por parte dos alunos. Uma das principais generalizações está na abordagem encontrada nos livros didáticos, que não levam em consideração o contexto histórico no qual esses conceitos foram inseridos, assim, vale a importância da avaliação da história da ciência nos livros textos de Química como uma forma de auxiliar o ensino desses conceitos. Os ácidos e bases são conhecidos desde a antiguidade e, ao longo do tempo, estudiosos tentaram defini-los, uma consequência disso, foram as grandes contribuições científicas para as ciências, como as de Boyle, Joseph Black, Lavoisier, e muitos outros nomes, até chegar as definições mais atuais para os ácidos e bases. Assim o objetivo deste trabalho é avaliar a inserção da história da Ciência no conteúdo de ácidos e bases nos livros didático de Química do PNLD 2018. A metodologia para a avaliação das obras consistiu em três categorias: Quantidade de conteúdos históricos, forma de abordagem e qualidade das informações históricas. Além de analisar quatro critérios: histórias anedóticas; linearidade, ausência do contexto histórico mais amplo e consensualidade. Dentre os livros avaliados alguns não apresentam conteúdo histórico, os que apresentam, em sua maioria, está colocado de forma mínima e pouco satisfatória. Em apenas uma das obras o conteúdo histórico satisfaz, em relação a inserção de história da química no ensino dos conceitos ácido/bases, além das visões distorcidas sobre ciência aparecerem com frequência nos LDQ do PNLD 2018. O PNLD aponta a história da Ciência como uma característica fundamental que deve ser incluída nos livros didáticos, porém, isso não ocorre de forma satisfatória e, apesar de haver definições mais amplas em relação ao tema, as definições de Arrhenius são as mais utilizadas ou a única abordada nos livros textos de química do PNLD 2018. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5277 |
Appears in Collections: | TCC - Licenciatura em Química (Sede) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_gabriellysimoesferreira.pdf | 560,06 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License