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Título: Em busca do Césio-137: uma proposta lúdica para o ensino de radioativade.
Autor: Lima, Ariane da Costa
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2701795586493198
Orientador: Simões Neto, José Euzébio
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3560726840212196
Co-orientador : Barbosa, Leandro José
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/3815549830656148
Palavras-chave: Jogos no ensino de química;Radioatividade
Data do documento: 20-Set-2022
Citação: LIMA, Ariane da Costa. Em busca do Césio-137: uma proposta lúdica para o ensino de radioativade. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Chemistry is one of the subjects that make up the students' curriculum and plays a fundamental role in enabling the individual to understand the phenomena that exist in their daily lives. However, it is one of the subjects that presents the greatest difficulty, mainly due to the need for abstraction, especially in the teaching of radioactivity, leading to a lack of interest and demotivation among students, as they are unable to attribute a relationship between the contents and their reality in the world. Therefore, there is a need to add, in the teaching and learning process, new methodologies that favor the student's recovery and interest in learning Chemistry. The use of games has proven to be a great pedagogical resource to minimize such difficulties, as they make it possible to work on any content in a pleasurable way, based on leisure and fun. Thus, with the aim of bringing Chemistry closer to students, we developed and validated a didactic board game of the Agon/Alea type, called “In search of Césium-137”, which presents as a context the radioactive accident in Goiânia/GO, for application in a 3rd year high school class, in order to immerse the student in a scenario rich in information, based on the famous local accident, so that we could evaluate the potential of the game in the process of teaching and learning radioactivity content, from validation following the criteria structured by Nowak and Souza. After application, in validation, we realized that the game proved to be efficient, as students actively participated in the entire process, demonstrating enthusiasm and cooperative attitude, in addition to meeting the criteria of Interaction between players, Dimension of learning, Gameplay, Space and time limitation , Application, Challenge and Creativity. Furthermore, our results converge with the observations found in the literature, corroborating the ability of games to improve content enjoyment. Furthermore, the proposed material managed to fulfill its role, both in the playful and educational dimensions, promoting moments of relaxation, interaction and effective learning of the specific content.
Resumo: A Química é uma das disciplinas que compõem o programa curricular dos estudantes e desempenha um papel fundamental para que o indivíduo possa compreender os fenômenos existentes no seu cotidiano. No entanto, é uma das disciplinas que apresenta maior dificuldade, devido principalmente à necessidade de abstração, sobretudo no ensino da radioatividade, levando à falta de interesse e desmotivação dos estudantes, por não conseguirem atribuir uma relação entre os conteúdos e sua realidade no mundo. Desse modo, existe a necessidade de agregar, no processo de ensino e aprendizagem, novas metodologias que favoreçam o resgate e interesse do educando em aprender Química. A utilização de jogos tem se mostrado um ótimo recurso pedagógico para minimizar tais dificuldades, uma vez que possibilitam trabalhar qualquer conteúdo de forma prazerosa, baseada no lazer e diversão. Assim, com o objetivo de aproximar a Química dos estudantes, elaboramos e validamos um jogo didático de tabuleiro do tipo Agon/Alea, denominado “Em busca do Césio-137”, que apresenta como contexto o acidente radioativo de Goiânia/GO, para aplicação em uma turma de 3° ano do Ensino Médio, a fim de imergir o estudante em um cenário rico de informações, com base no famoso acidente local, para que assim pudéssemos avaliar o potencial do jogo no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo radioatividade, a partir da validação seguindo os critérios estruturados por Nowak e Souza. Após aplicação, na validação, percebemos que o jogo se mostrou eficiente, pois os estudantes participaram ativamente de todo processo, demonstrando entusiasmo e atitude cooperativa, além de atender aos critérios de Interação entre jogadores, Dimensão da aprendizagem, Jogabilidade, Limitação de espaço e tempo, Aplicação, Desafio e Criatividade. Ainda, nossos resultados são convergentes com as observações encontradas na literatura, corroborando com a capacidade que os jogos apresentam em melhorar o aproveitamento dos conteúdos. Ademais, o material proposto conseguiu cumprir seu papel, tanto na dimensão lúdica quanto na educativa, promovendo momentos de descontração, interação e aprendizagem efetiva do conteúdo específico.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5271
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

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