Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5267
Título: Uma proposta de experimento investigativo com materiais de baixo custo para ensino e aprendizagem de eletroquímica
Autor: Vasconcelos, Rodrigo da Silva
Orientador: Freitas, Kátia Cristina Silva de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5859266863241551
Palavras-chave: Ensino de química;Sequência didática;Experimentação;Eletroquímica
Data do documento: 5-Set-2023
Citação: VASCONCELOS, Rodrigo da Silva. Uma proposta de experimento investigativo com materiais de baixo custo para ensino e aprendizagem de eletroquímica. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: This work proposes a teaching-learning sequence for classes in high school addressing contents, concepts and skills related to electrochemistry aiming to complement traditional teaching classes with the implementation of experimental procedures with low-cost materials. It should be noted that because it is a broad, complex and important content, greater attention should be paid to the way it is taught. During the present work, it was sought to evaluate whether a didactic sequence divided into five stages with the use of demonstrative and investigative experimentation can improve the teaching-learning process of contents and skills, through the proposition of experimental procedures in constructions of electrochemical cells and the qualitative analysis of the contents and concepts emerged at the end of the didactic sequence. It is concluded that the sequence proposal can contribute positively to the development of knowledge because, at the end of the research, some substitutions and complementations of initial conceptions related to electrochemistry are perceived.
Resumo: Este trabalho propõe uma sequência de ensino-aprendizagem para aulas no ensino médio abordando conteúdos, conceitos e habilidades relacionados à eletroquímica visando complementar as aulas de ensino tradicional com a implementação de procedimentos experimentais com materiais de baixo custo. Deve-se salientar que por ser um conteúdo amplo, complexo e de grande importância, deve-se ter maior atenção na forma de lecioná-lo. Durante o presente trabalho, buscou-se avaliar se uma sequência didática dividida em cinco etapas com o uso da experimentação demonstrativa e investigativa pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos e habilidades, através da proposição de procedimentos experimentais em construções de células eletroquímicas e da análise qualitativa dos conteúdos e conceitos emergidos ao final da sequência didática. Conclui-se que a proposta de sequência pode contribuir positivamente com o desenvolvimento de saberes pois, percebe-se, no término da pesquisa, algumas substituições e complementações de concepções inicias relacionadas à eletroquímica.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5267
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_rodrigodasilvavasconcelos.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons