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Título: Validação de jogos digitais para o ensino de química: análise dos protudos da iniciativa MEC RED.
Autor: Bruce, Ênio Dikran Vasconcelos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2478144275654238
Orientador: Simões Neto, José Euzébio
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3560726840212196
Palavras-chave: Jogos no ensino de química;Jogos eletrônicos;Aprendizagem;Ensino médio
Data do documento: 9-Jun-2022
Citação: BRUCE, Ênio Dikran Vasconcelos. Validação de jogos digitais para o ensino de química: análise dos protudos da iniciativa MEC RED. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Faced with the difficulty and lack of interest on the part of students regarding the Chemistry discipline in High School, the use of digital games as a motivational factor for the teaching and learning processes of scientific concepts has been gaining space within the classrooms due to the issue of creation of a link between playfulness and formal contents. In this context, the objective of this work was to analyze and validate the use of six digital games for teaching Chemistry developed by the V-lab UFPE, aiming at a better learning of contents associated with the Physical Chemistry subject, an integral part of school Chemistry, by the High School students. Investigating the benefits made possible by the experience with the games from the analysis using criteria available in the literature, as well as the discussion based on suggestions for improvements for the products. It is worth noting that the process of creating and choosing digital games that can be used in the classroom is challenging for teachers. Positive results associated with the use of this tool are due to the way in which the teacher idealizes and monitors such activity.
Resumo: Diante da dificuldade e falta de interesse por parte dos estudantes com relação a disciplina Química no Ensino Médio, a utilização de jogo digitais como fator motivacional para os processos de ensino e de aprendizagem de conceitos científicos vem ganhando espaço dentro das salas de aula pela questão da criação de um elo entre a ludicidade e conteúdos formais. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar e validar o uso de seis jogos digitais para o ensino de Química desenvolvidos pelo V-lab UFPE, visando uma melhor aprendizagem de conteúdos associados a disciplina Físico-Química, parte integrante da Química escolar, por parte dos alunos do Ensino Médio, investigando os benefícios viabilizados pela experiência com os jogos a partir da análise utilizando critérios disponíveis na literatura, bem como da discussão baseada em sugestões de melhorias para os produtos. Vale salientar o processo de criação e escolha dos jogos digitais que possam ser utilizados em sala de aula é desafiador para os docentes. Resultados positivos associados a utilização desta ferramenta é decorrente da maneira a qual o docente idealiza e acompanha tal atividade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5259
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

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