Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5250
Título: A indústria da tatuagem e o racismo estrutural brasileiro: uma análise acerca da baixa representatividade das tatuagens em peles não brancas
Autor: Barbosa, Fernanda Russel Nascimento
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8076938401887656
Orientador: Corrêa, Maria Iraê de Souza
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9339401156849765
Palavras-chave: Racismo;Tatuagem;Identidade social;Relações étnicas;Representação
Data do documento: 26-Abr-2023
Citação: BARBOSA, Fernanda Russel Nascimento. A indústria da tatuagem e o racismo estrutural brasileiro: uma análise acerca da baixa representatividade das tatuagens em peles não brancas. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Departamento de Administração, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre a baixa representatividade das tatuagens em peles não brancas e o racismo estrutural brasileiro. Para isso, utilizamos de uma pesquisa exploratória descritiva e aplicada, de caráter misto, ou seja, quantitativo e qualitativo, para identificar aspectos referentes ao consumo de tatuagem nestas peles, sendo eles: a) Verificar se os clientes não brancos se sentem representados na indústria da tatuagem; b) Identificar se a representatividade é um fator determinante para o consumo do serviço; c) Entender os desafios enfrentados pelos profissionais nas tatuagens em peles não brancas. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com 12 tatuadores para os dados qualitativos, e envio de questionários online para clientes autodeclarados não brancos para dados quantitativos que, ao fim de uma semana, obteve-se 1.005 respostas válidas. Os resultados demonstram que a indústria da tatuagem reproduz comportamentos e costumes estruturais do racismo presentes na sociedade brasileira.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5250
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_fernandarusselnascimentobarbosa.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons