Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5231
Título: A construção da profissionalidade dos administradores em questão: uma reflexão sobre vagas na área administrativa em concursos públicos e o papel do conselho profissional
Autor: Silva, Aline Myrela Souza da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4989941867652604
Orientador: Silva, Fabiana Ferreira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5179278843937065
Palavras-chave: Profissionalidade;Consursos;Serviço público;Conselhos de fiscalização profissional
Data do documento: 27-Abr-2023
Citação: SILVA, Aline Myrela Souza da. A construção da profissionalidade dos administradores em questão: uma reflexão sobre vagas na área administrativa em concursos públicos e o papel do conselho profissional. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Departamento de Administração, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: É comum haver graduados em diferentes áreas atuando nos campos da Administração, inclusive em cargos públicos, comprometendo a construção da profissionalidade dos administradores, visto que esta contempla um conjunto de elementos que promovem o desenvolvimento e o reconhecimento social de uma profissão. Diante disso, a presente pesquisa objetivou analisar o papel do Conselho Federal de Administração (CFA) e do Conselho Regional de Administração em Pernambuco (CRA-PE) na construção da profissionalidade dos administradores no âmbito dos concursos públicos realizados na Região Nordeste no ano de 2022. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, classificando-se como exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, cujos dados foram tratados por meio da análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, foram identificados três editais de concursos públicos que admitiam a inscrição de candidatos de qualquer área de nível superior para cargos específicos dos campos da Administração. No que tange à verificação dos elementos da profissionalidade nos regimentos internos do CFA e do CRA-PE, constatou-se que esses documentos sinalizam a preocupação com a especificidade da função nos campos da Administração, bem como apresentam diretrizes relacionadas ao saber específico, ao poder de decisão e à pertença ao corpo coletivo. Todavia, não foram identificadas, nos documentos analisados, normativas diretamente relacionadas à orientação e à fiscalização de concursos públicos no que diz respeito a cargos cujas atribuições são da área de Administração. Tal lacuna compromete o fortalecimento da classe dos administradores e, consequentemente, a sua profissionalidade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5231
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_alinemyrelasouzadasilva.pdf256,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons