Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5212
Título: | Educação musical e Base Nacional Comum Curricular: considerações sobre a criatividade no ensino fundamental (anos finais) |
Autor: | Silva, Rodrigo Lisboa da |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/4066095812533567 |
Orientador: | Cunha, Maximiliano Wanderley Carneiro da |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/0105516187749549 |
Palavras-chave: | Educação musical;Base Nacional Comum Curricular;Criatividade;Ensino fundamental |
Data do documento: | 25-Ago-2023 |
Citação: | SILVA, Rodrigo Lisboa da. Educação musical e Base Nacional Comum Curricular: considerações sobre a criatividade no ensino fundamental (anos finais). 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumo: | A Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) é um documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas na educação básica brasileira, sendo, portanto, referência nacional para a elaboração dos currículos das redes e sistemas escolares, públicos ou privados. Além disso, a criatividade vem sendo estudada e discutida como conhecimento indispensável à formação humana por diversos autores das áreas de Educação e Educação Musical (Andrade, 2019; Beineke, 2019; Beghetto, 2008; Burnard, 2002; Kwang; Smith, 2004; Lassig, 2013; Lin, 2014; Oliveira; Sobreira, 2022; Pelaes, 2010; Valquaresma; Coimbra, 2013). Dessa maneira, esta pesquisa tem como objetivo investigar como a criatividade é abordada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dentro da área de Música para o Ensino Fundamental (Anos Finais). Seus objetivos específicos são: discutir o conceito de criatividade e suas possíveis relações e implicações no ensino de música; analisar possibilidades criativas apresentadas pela BNCC para a área de música; investigar como a criatividade vem sendo abordada na pesquisa acadêmica sobre educação musical e suas possibilidades de diálogo com a BNCC. De caráter qualitativo, essa pesquisa adotou como procedimento metodológico a pesquisa documental (Penna, 2015b; Penna; Ferreira Filho, 2019; Sá-Silva; Almeida; Guindani, 2009). Partes da BNCC que tratam da criatividade em Música para os Anos Finais do Ensino Fundamental foram destacadas, problematizadas e discutidas com base nos referenciais bibliográficos apresentados. Os dados obtidos indicam que, embora a criatividade seja um elemento essencial a ser desenvolvido na educação básica, a BNCC, muitas vezes, não apresenta, enfatiza ou discute com profundidade a sua importância na formação do estudante. A pesquisa também mostra que a BNCC possui diversas fragilidades, superficialidades e inconsistências, sendo indispensável uma leitura e análise crítica e cuidadosa deste documento. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5212 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_rodrigolisboadasilva.pdf | 972,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.