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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCunha, Maximiliano Wanderley Carneiro da-
dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Lisboa da-
dc.date.accessioned2023-11-17T16:41:13Z-
dc.date.available2023-11-17T16:41:13Z-
dc.date.issued2023-08-25-
dc.identifier.citationSILVA, Rodrigo Lisboa da. Educação musical e Base Nacional Comum Curricular: considerações sobre a criatividade no ensino fundamental (anos finais). 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5212-
dc.descriptionA Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) é um documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas na educação básica brasileira, sendo, portanto, referência nacional para a elaboração dos currículos das redes e sistemas escolares, públicos ou privados. Além disso, a criatividade vem sendo estudada e discutida como conhecimento indispensável à formação humana por diversos autores das áreas de Educação e Educação Musical (Andrade, 2019; Beineke, 2019; Beghetto, 2008; Burnard, 2002; Kwang; Smith, 2004; Lassig, 2013; Lin, 2014; Oliveira; Sobreira, 2022; Pelaes, 2010; Valquaresma; Coimbra, 2013). Dessa maneira, esta pesquisa tem como objetivo investigar como a criatividade é abordada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dentro da área de Música para o Ensino Fundamental (Anos Finais). Seus objetivos específicos são: discutir o conceito de criatividade e suas possíveis relações e implicações no ensino de música; analisar possibilidades criativas apresentadas pela BNCC para a área de música; investigar como a criatividade vem sendo abordada na pesquisa acadêmica sobre educação musical e suas possibilidades de diálogo com a BNCC. De caráter qualitativo, essa pesquisa adotou como procedimento metodológico a pesquisa documental (Penna, 2015b; Penna; Ferreira Filho, 2019; Sá-Silva; Almeida; Guindani, 2009). Partes da BNCC que tratam da criatividade em Música para os Anos Finais do Ensino Fundamental foram destacadas, problematizadas e discutidas com base nos referenciais bibliográficos apresentados. Os dados obtidos indicam que, embora a criatividade seja um elemento essencial a ser desenvolvido na educação básica, a BNCC, muitas vezes, não apresenta, enfatiza ou discute com profundidade a sua importância na formação do estudante. A pesquisa também mostra que a BNCC possui diversas fragilidades, superficialidades e inconsistências, sendo indispensável uma leitura e análise crítica e cuidadosa deste documento.pt_BR
dc.format.extent62 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacionalpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleEducação musical e Base Nacional Comum Curricular: considerações sobre a criatividade no ensino fundamental (anos finais)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4066095812533567pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0105516187749549pt_BR
dc.degree.levelPós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localJaboatão dos Guararapespt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationEspecialização em Artes e Tecnologiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

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