Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5210
Título: Design thinking como estratégia de ensino e aprendizagem na Química: explorando a química ambiental e sustentável no Ensino Médio.
Autor: Nascimento, Rhaysa Myrelle Farias do
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1130697619312470
Orientador: Leite, Bruno Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4932752031807872
Palavras-chave: Ensino de química;Design thinking;Metodologias ativas;Química ambiental;Ensino médio
Data do documento: 18-Out-2022
Citação: NASCIMENTO, Rhaysa Myrelle Farias do. Design thinking como estratégia de ensino e aprendizagem na Química: explorando a química ambiental e sustentável no Ensino Médio. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Active methodologies are teaching and learning processes that encourage students to overcome challenges and commit to their learning. These methodologies make the student have an active posture, which allows to solve; know and investigate challeng- ing problems that make sense to him. Although active methodologies are favorable for the teaching and learning process in chemistry teaching, they are not yet fully known and applied in the educational context. One of the little known and very current active methodologies is Design Thinking (DT). DT or design thinking, is presented in this work as a teaching and learning strategy that has as main characteristics the possibility of developing in its stages skills such as: critical thinking, empathy, collaboration and en- gagement. This research brings the application of Design Thinking as a teaching and learning strategy with the objective of applying and evaluating the development of the use of Design Thinking involving the content of Environmental Chemistry with third- year high school students in a state reference school in the state of Pernambuco. To meet the objective of this research, the work was carried out in four steps: 1) Environ- ment of the school and survey on the possibilities of implementing Design Thinking in the school reality; 2) Elaboration and evaluation of the didactic strategy of Design Thinking tied to the content of environmental chemistry and sustainable; 3) Analysis of the data obtained on the students' perceptions in relation to the strategy. The results indicate that the application of Design Thinking proved to be of great importance in the classroom, bringing a lot of interaction between students and teachers, with students as main agents of their learning process, developing soft skills, such as empathy and creativity. In summary, the use of the Design Thinking methodology can contribute to the teaching of Chemistry in a ceative, innovative and empathetic way, allowing stu- dents to develop different skills, contributing to make them citizens capable of solving problems, challenges and transforming the society in which they live, in addition to becoming protagonists of their learning process.
Resumo: As metodologias ativas são estratégias que auxiliam os processos de ensino e aprendizagem estimulando o estudante a superar desafios e se comprometer com seu aprendizado. Essas metodologias fazem com que o estudante tenha uma postura ativa, que permita solucionar; conhecer e investigar problemas desafiadores que faça sentido para ele. Embora as metodologias ativas se apresentem favoráveis para o processo de ensino e aprendizagem de Química, elas ainda não são totalmente conhecidas e aplicadas no contexto educacional. Uma das metodologias ativas pouco conhecidas e bastante atual é o Design Thinking (DT). O DT ou pensamento de design é apresentado neste trabalho como uma estratégia de ensino e aprendizagem que tem como principais características a possibilidade de desenvolver em suas etapas habilidades como: pen- samento crítico, empatia, colaboração e engajamento. A presente pesquisa traz a apli- cação do Design Thinking como estratégia de ensino e aprendizagem tendo como objetivo aplicar e avaliar o desenvolvimento da utilização do Design Thinking envol- vendo o conteúdo de Química ambiental com estudantes do terceiro ano do ensino médio em uma escola estadual de referência do estado de Pernambuco. De natureza exploratória, para atender o objetivo desta pesquisa, o trabalho foi realizado em três passos: 1) Ambientação da escola e levantamento sobre as possibilidades da implementação do Design Thinking na realidade escolar; 2) Elaboração e avaliação da estratégia didática do Design Thin- king atrelado ao conteúdo de química ambiental e sustentável; 3) Análises dos dados obtidos sobre a percepções dos estudantes em relação à estratégia. Os resultados indicam que a aplicação do Design Thinking se mostrou de grande importância em sala de aula, trazendo muita interação entre estudantes e professores, tendo os estu- dantes como agentes principais do seu processo de aprendizagem, desenvolvendo os softs skills, como a empatia e criatividade. Em síntese, a utilização da metodologia do Design Thinking pode contribuir para o ensino de Química de forma criativa, inova- dora e empática, permitindo que os estudantes pudessem desenvolver diferentes ha- bilidades, contribuindo para torná-los cidadãos capazes de resolverem problemas, de- safios e transformar a sociedade em que vivem, além de se tornarem protagonistas de seu processo de aprendizagem.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5210
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_rhaysamyrellefariasdonascimento.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.