Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5209
Título: Experimentação investigativa em eletroquímica: análise das contribuições para a formação de licenciandos em Química.
Autor: Santos, Jeibson Joaquim dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3779449247384247
Orientador: Freitas, Kátia Cristina Silva de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5859266863241551
Palavras-chave: Ensino de química;Ensino por investigação;Formação de professores;Experimentação
Data do documento: 28-Set-2022
Citação: SANTOS, Jeibson Joaquim dos. Experimentação investigativa em eletroquímica: análise das contribuições para a formação de licenciandos em Química. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar e identificar as contribuições de atividades experimentais investigativas que podem conferir à Licenciatura em Química em suas práticas docentes futuras. A pesquisa foi aplicada em quatro turmas de Físico-Química L3 ao longo de dois semestres, possuindo um caráter qualitativo interativo, onde os licenciandos inicialmente entraram em contato com textos acadêmicos abordando os temas de experimentação investigativa e ensino por investigação, para posteriormente debater sobre o assunto e em momentos futuros vivenciarem atividades experimentais investigativas, onde tiveram a oportunidade de trabalhar duas situações problemas desenvolvidas pelo pesquisador e após produziram relatos sobre suas atividades experimentais investigativas. Onde a partir dessas interações foram coletadas duas propostas de conceito para situação problema, construídas de forma coletiva; Observações sobre as dimensões procedimentais, conceituais e atitudinais durante a realização das atividades experimentais investigativas; 20 relatos, que foram submetidos à Análise Textual Discursiva (ATD) e uma avaliação para as duas situações problemas apresentados. Onde os resultados se demonstraram satisfatórios, de modo que apontaram inquietação e uma gradativa apropriação dos licenciandos para as características do ensino por investigação, onde eles demonstraram avanços na transposição de suas posturas passivas para posturas ativas na realização das atividades experimentais investigativas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5209
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_jeibsonjoaquimdossantos.pdf408,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.