Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5206
Título: | Sequência didática sobre o tema sociocientífico irradiação de alimentos para o estudo do conteúdo de radioatividade |
Autor: | Prazeres, Ronald Silva dos |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/3733807882974946 |
Orientador: | Batinga, Verônica Tavares Santos |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/7759044153725982 |
Co-orientador : | Sousa, Yrailma Katharine de |
Endereço Lattes do Co-orientador : | http://lattes.cnpq.br/8274315960873366 |
Palavras-chave: | Ensino de química;Radioatividade;Alimentos - Conservação por radiação;Sequência didática;Ciência, tecnologia e sociedade (CTS);Ensino médio |
Data do documento: | 27-Set-2022 |
Citação: | PRAZERES, Ronald Silva dos. Sequência didática sobre o tema sociocientífico irradiação de alimentos para o estudo do conteúdo de radioatividade. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | The objective of the present work was to verify possible contributions of a didactic sequence involving the theme socioscientific Food Irradiation, considering elements of the Science-Technology-Society (CTS) approach, to evidence of students learning in the 1st year of high school. The sequence was applied in a private school in Recife, Pernambuco, with the purpose of promoting the students understanding of the Radioactivity content. The nature of the study is approximated to a qualitative-aplication research. As instruments of data collection, two questionnaires with closed questions about radioactivity and food irradiation. The results of the analysis of the diagnostic questionnaire indicate that, in general, the students do not have a satisfactory understanding of radioactivity and food irradiation, which are far from the formal conceptualizations related to school chemical knowledge. We believe that the activities of the sequence, such as the dialogic lectures, the exhibition and discussion of documentary videos, and the resolution of questions from the guiding questionnaire by the students contributed to a better understanding of the content studied, which was evidenced by the results of the analysis of the final questionnaire, in which there was a significant increase of mostly satisfactory answers. The didactic sequence developed from a socio-scientific theme Food Irradiation, and the introduction of guiding questions can represent a specific dimension of the CTS approach, contributing to bring conceptual and contextual elements to the study of radioactivity, and configure itself as an effective strategy for chemistry classes in Secondary Education. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar possíveis contribuições de uma sequência didática envolvendo a temática sociocientífica Irradiação de Alimentos, considerando elementos da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), para indícios de aprendizagem dos estudantes do 1° ano do Ensino Médio. A sequência foi aplicada em uma escola da rede privada de Recife, Pernambuco, visando promover a compreensão dos estudantes acerca do conteúdo de Radioatividade. A natureza do estudo se aproxima de uma pesquisa qualitativa-aplicação. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, dois questionários com perguntas fechadas sobre radioatividade e irradiação de alimentos. Os resultados da análise do questionário diagnóstico indicam que, no geral, os estudantes não apresentam uma compreensão satisfatória sobre radioatividade e irradiação de alimentos, as quais se distanciam das definições formais relativas ao conhecimento químico escolar. Consideramos que as atividades da sequência, como as aulas expositivas dialogadas, a exibição e discussão de vídeos documentários, a resolução de perguntas do questionário orientador realizadas pelos discentes contribuíram para um melhor entendimento do conteúdo estudado, o que foi evidenciado pelos resultados de análise do questionário final, em que houve um aumento significativo das respostas majoritariamente satisfatórias. A sequência didática elaborada a partir de uma temática sociocientífica Irradiação de Alimentos, e a introdução de questões orientadoras pode representar uma dimensão pontual da abordagem CTS, contribuindo para trazer elementos conceitual e contextual para o estudo da radioatividade, e se configurar como uma estratégia eficaz para aulas de Química no Ensino Médio. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5206 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Química (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_ronaldsilvadosprazeres.pdf | 726,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.