Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5201
Título: Utilização do iodo-131 na iodoterapia: uma proposta de ensino de Química sobre as aplicações da radioatividade numa perspectiva CTS.
Autor: Cavalcante, Mayara Maria de Lima
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4312115966085661
Orientador: Amaral, Edenia Maria Ribeiro do
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5241130686153506
Palavras-chave: Ensino de química;Ciência, tecnologia e sociedade (CTS);Radioatividade;Iodo - Uso terapêutico
Data do documento: 13-Out-2022
Citação: CAVALCANTE, Mayara Maria de Lima. Utilização do iodo-131 na iodoterapia: uma proposta de ensino de Química sobre as aplicações da radioatividade numa perspectiva CTS. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: This work aimed to develop a teaching proposal on the content of radioactivity, focusing on its applications in medicine, particularly the use of Iodine-131 in radioiodine therapy, using a CTS approach. The research was developed with 16 students from the 3rd year of high school who were between 16 and 19 years old, from a school located in the city of Ribeirão-PE. For the methodology, a didactic sequence was applied, involving four moments, where debates, case studies and questionnaires took place. The questions were thought and organized in a way that brought answers about the level of previous knowledge of the students, where this knowledge was acquired and the evolution of the student's knowledge after a case study. Through this classroom research, the result showed that a good part of the students had an unsatisfactory knowledge about scientific concepts and a moderate knowledge about the applications of radioactivity, the latter acquired outside the school environment, through the internet, movies and series. With the application of the didactic sequence, the students had the first deeper contact with the content, getting to know the different concepts, applications and relationships with science, technology and society, showing themselves to be more motivated and interested in the theme.
Resumo: Este trabalho teve como finalidade elaborar uma proposta de ensino sobre o conteúdo de radioatividade, focando em suas aplicações na medicina, particularmente a utilização do Iodo-131 na iodoterapia, fazendo uso de uma abordagem CTS. A pesquisa foi desenvolvida com 16 alunos do 3° ano do Ensino Médio que possuía entre 16 e 19 anos, de uma escola localizada no município de Ribeirão-PE. Para a metodologia, foi aplicado uma sequência didática, envolvendo quatro momentos, onde ocorreu debates, estudo de caso e questionários. As perguntas foram pensadas e organizadas de maneira que trouxesse respostas sobre o nível de conhecimento prévio dos alunos, onde esse conhecimento foi adquirido e a evolução do conhecimento do aluno após um estudo de caso. Por meio dessa pesquisa em sala de aula, o resultado mostrou que boa parte dos estudantes tinha um conhecimento insatisfatório sobre os conceitos científicos e um conhecimento moderado sobre as aplicações da radioatividade, este último adquirido fora no âmbito escolar, através da internet, filmes e séries. Com a aplicação da sequência didática os alunos tiveram o primeiro contato mais aprofundado com o conteúdo, passando a conhecer os diversos conceitos, aplicações e relações com a ciência, tecnologia e com a sociedade, mostrando-se mais motivado e interessado na temática.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5201
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mayaramariadelimacavalcante.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.