Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5198
Título: Abordagem sobre solução quimica e livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados no PNLD/2018: uma análise a partir do ensino e aprendizagem baseados nas resoluções de problemas.
Autor: Costa, Heloiza Helena da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3964151656906564
Orientador: Batinga, Verônica Tavares Santos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7759044153725982
Co-orientador : Sales, Amanda Maria Vieira Mendes
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/7097156673431056
Palavras-chave: Ensino de química;Livros didáticos;Solução (Química);Resolução de problemas;Ensino médio
Data do documento: 22-Fev-2018
Citação: COSTA, Heloiza Helena da Silva. Abordagem sobre solução química em livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados no PNLD/2018: uma análise a partir do ensino e aprendizagem baseados na resolução de problemas. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: This work aims to characterize the statements of the questions on Chemical Solutions in Didactic Books of Chemistry of Secondary School approved in the PNLD / 2018, according to Freire and Silva (2013), according to the characteristics of Teaching and Learning based on Problem Solving (EABRP); Batinga (2010); Pozo and Crespo (1998) and Lopes (1994). For this, we adopted the following methodological procedure: 1) Bibliographic survey, 2) Selection of research data, 3) Analysis of Questions and 4) Transformation of some Exercises in Problems. The present study is close to a qualitative exploratory level research, and as to the procedure, it consists of a documentary research. For the analysis of the didactic unit on Chemical Solutions, some questions / criteria were elaborated to examine the texts, illustrations and statements of the questions presented in 6 Chemistry textbooks. Then, the statements characterized as exercises according to Lopes (1994) were transformed into potential school-type problems (Pozo and Crespo, 1998, Freire and Silva, 2013). The results showed that: the identification of questions about Chemical Solutions and their analysis indicated that these presented characteristics of exercises, according to Pozo and Crespo (1998) and Lopes (1994): emphasize teaching learning through memorization and repetition of algorithms, without take into account context. After identifying and analyzing these issues, it was sought to transform them into potential problems, that is, by making issues in open statements, removing the guidelines that would facilitate immediate resolution, giving scope for diverse strategies and resolutions, and inserting a context that approximates the statement of the reality of the students (POZO and CRESPO, 1998). Finally, this research led to the insertion of the EABRP to address the content of chemical solutions in high school textbooks, contextualizing different situations, adding themes related to students' daily life, with the purpose of making them able to recognize the chemical content inserted in diverse situations, in order to stimulate the students' cognitive activities during their process of knowledge construction and taking care of the orientations of the NCPs that foresee the formation of critical and active citizens in the resolution of daily problems from scientific knowledge.
Resumo: Este trabalho objetiva caracterizar os enunciados das questões sobre soluções químicas em livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados no PNLD/2018, conforme características do Ensino e Aprendizagem baseados na Resolução de Problemas (EABRP) de acordo com Freire e Silva (2013); Batinga (2010); Pozo e Crespo (1998) e Lopes (1994). Para isso, adotamos o seguinte procedimento metodológico: 1) Levantamento bibliográfico, 2) Seleção dos dados da pesquisa, 3) Análise das questões e 4) Transformação de algumas questões em potenciais Problemas. O presente estudo se aproxima de uma pesquisa qualitativa de nível exploratório, e quanto ao procedimento, consiste em uma pesquisa documental. Para analise da unidade didática sobre Soluções Químicas foram elaboradas algumas perguntas/critérios para examinar os textos, as ilustrações e enunciados das questões apresentadas em seis livros didáticos de Química. Em seguida, os enunciados caracterizados como exercícios segundo Lopes (1994) foram transformados em potenciais problemas do tipo escolar (Pozo e Crespo, 1998; Freire e Silva, 2013). Os resultados mostraram que a identificação e análise das questões sobre Soluções Químicas indicam que estas apresentavam características de exercícios, segundo Pozo e Crespo (1998) e Lopes (1994), por privilegiar características do ensino e aprendizagem por meio de memorização e repetições de algoritmos, sem levar em consideração o contexto. Após a identificação e análise dessas questões, buscou-se transformá-las em potenciais problemas do tipo escolar, ou seja, tornando as questões em enunciados mais abertos, retirando as orientações do enunciado que facilitariam a sua resolução imediata, dando margem para estratégias e resoluções diversas e inserindo um contexto que aproximasse o enunciado da realidade dos alunos (POZO e CRESPO, 1998). Por fim, esta pesquisa propiciou uma introdução de elementos do EABRP para abordar atividades sobre o conteúdo de soluções químicas em livros didáticos do ensino médio, buscando a contextualização de diferentes situações e inserindo temáticas relacionadas com o cotidiano dos alunos, conforme orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio na área de Química.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5198
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_heloizahelenadasilvacosta.pdf651,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.