Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5195
Título: Cientistas negras e negros e suas contribuições: a valorização da ciência na escola para além do eurocentrismo.
Autor: Monjòlo, Márcio
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0233240998196750
Orientador: Simões Neto, José Euzébio
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0233240998196750
Co-orientador : Alves, Cláudia Thamires da Silva
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/1831217277642775
Palavras-chave: Ensino de Ciências;Ensino de química;Cientistas negros;Decolonialidade
Data do documento: 7-Dez-2021
Citação: MONJÒLO, Márcio. Cientistas negras e negros e suas contribuições: a valorização da ciência na escola para além do eurocentrismo. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: We live in societies that have racism as a structuring element, which determines the way in which people are arranged in power relations, leading black men, black women, indigenous peoples and their descendants to hierarchically inferior positions. These non-horizontal relationships enter the educational environments and cause white people to be protagonists of historical achievements, scientific discoveries and intellectuality model to be followed. Therefore, the objective of this work was to build didactic strategies in Science Teaching (especially chemistry) to reduce, minimize the invisibility of black bodies in education, as well as contribute to the development of a positive self-esteem in black men and black women and black students, from the effectiveness and application, in practice, of Law 10.639/03 and representativeness focused on the protagonism of black men and black women scientists, presenting their images, origin, academic background and research developed. The discovery and familiarization of these men students and women students with these and these black men and black women scientists is of fundamental importance for us to reduce or extinguish the invisibility of black protagonism and pseudoneutrality of the Sciences and to encourage this public to research academic spaces, having as references these and these scientists and other black personalities, from a decolonial perspective. The methodology presented in this work is qualitative in nature and consists in the application of a didactic-pedagogical intervention where two booklets were made in which the students chose 12 black men and black women scientists, according to the relevance for their community and for the most needy people, for each booklet, among the 34 presented with their respective biographies. We worked with Guide questions and open questionnaires for the development of activities and data collection. The results indicated that the students had little previous knowledge about the proposed theme and were unaware, until then, the work and research of these black scientists, as well as, remained immersed in teaching based on the Eurocentric model that infantilizes and dehumanizes black people, besides offering a certain resistance in realizing that science is not done only by the Eurocentered pattern, where the male, white and European figure leads all actions. The reflections made possible by the application of didactic-pedagogical intervention suggest the continuity of its application in other classes of the research field school, as well as in other public schools, aiming at expanding the scope of this methodology and improving the proposal.
Resumo: Vivemos em sociedades que possuem como elemento estruturante o racismo, que determina a forma com a qual pessoas estão dispostas nas relações de poder, levando negros, negras, indígenas e seus descendentes a posições hierarquicamente inferiores. Essas relações não horizontais adentram os ambientes educacionais e fazem com que pessoas brancas sejam protagonistas de feitos históricos, de descobertas científicas e de modelo de intelectualidade a ser seguido. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi construir estratégias didáticas no Ensino de Ciências (com destaque para a Química) para reduzir, minimizar a invisibilização dos corpos negros na educação, assim como contribuir para o desenvolvimento de uma autoestima positiva em estudantes negras e negros e não negras e negros, a partir da efetivação e aplicação, na prática, da Lei 10.639/03 e da representatividade focada no protagonismo de cientistas negras e negros, apresentando suas imagens, origem, formação acadêmica e pesquisas desenvolvidas. A descoberta e a familiarização destas e destes alunos e alunas com esses e essas cientistas negras e negros é de fundamental importância para que possamos reduzir ou extinguir a invisibilidade do protagonismo negro e a pseudoneutralidade das Ciências e para incentivar esse público a galgar espaços acadêmicos, tendo como referências esses e essas cientistas e outras personalidades negras, partindo de uma perspectiva decolonial. A metodologia que apresentamos nesse trabalho é de natureza qualitativa e consiste na aplicação de uma intervenção didático-pedagógica onde foram confeccionados dois livretos em que os e as estudantes escolheram 12 cientistas negros e negras, de acordo com a relevância para sua comunidade e para as pessoas mais necessitadas, para cada livreto, dentre os 34 apresentados com suas respectivas biografias. Trabalhou-se com Questões Norteadoras e questionários abertos para o desenvolvimento das atividades e coleta de dados. Os resultados obtidos indicaram que os estudantes possuíam pouco conhecimento prévio a respeito do tema proposto e desconheciam, até então, os trabalhos e pesquisas destes e destas cientistas negros e negras, bem como, permaneciam imersos no ensino baseado no modelo eurocêntrico que infantiliza e desumaniza o povo negro, além de oferecerem uma certa resistência em perceber que a Ciência não é feita apenas pelo padrão eurocentrado, onde a figura masculina, branca e europeia protagoniza todas as ações. As reflexões possibilitadas pela aplicação da intervenção didático-pedagógica sugerem a continuidade de sua aplicação em outras turmas da escola-campo de pesquisa, bem como em outras escolas da rede pública de ensino, visando à ampliação do alcance dessa metodologia e um aprimoramento da proposta.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5195
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marciojosealvesdeoliveira.pdf859,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.