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dc.contributor.advisorGama, Ywanoska Maria Santos da-
dc.contributor.authorSilva, Lilian Kelly Batista da-
dc.date.accessioned2023-11-08T18:21:07Z-
dc.date.available2023-11-08T18:21:07Z-
dc.date.issued2023-09-05-
dc.identifier.citationSILVA, Lilian Kelly Batista da. Concepções construtivistas e suas influências nas práticas pedagógicas de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de Camaragibe - PE. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5192-
dc.descriptionA presente pesquisa tem o propósito de analisar as práticas de ensino, à luz das contribuições do construtivismo para o planejamento e desenvolvimento, de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Mais especificamente procuramos analisar como as professoras relacionam seus planejamentos com os fundamentos teóricos que embasam suas práticas; identificar na rotina da sala de aula e na dinâmica das atividades realizadas aspectos que se aproximem da perspectiva construtivista e identificar concepções das professoras sobre a aprendizagem. Pesquisa de natureza qualitativa foi realizada em uma escola municipal na cidade de Camaragibe, com duas professoras do 1º ano do ensino fundamental, utilizando como instrumento de acesso aos dados a observação de suas aulas e entrevista semi-estruturada. A análise dos dados obtidos foi feita tendo como parâmetro a análise de conteúdo. Observamos que uma influência teórica não é uma aplicação direta, mas se dá nas entrelinhas das escolhas e posicionamentos frente aos processos de ensino, baseadas em concepções construídas ao longo da trajetória de cada docente. Embora as professoras não associem diretamente suas práticas à teoria, nós vemos que vão consolidado nas práticas em alfabetização uma influência do construtivismo, fruto das teorias piagetianas, de forma indireta, na maioria das vezes nem mesmo percebidas por elas. Percebemos que as professoras buscam uma coerência na compreensão da individualidade dos alunos, nos níveis de aprendizagem, com as propostas pedagógicas que realizam em sala de aula. Outra questão evidente é a forma que as professoras se posicionam frente ao erro, de forma problematizadora, o que faz o aluno repensar suas hipóteses e formular uma nova até encontrar a correta. A valorização da autonomia dos alunos também aparece de forma evidente, os alunos podem se expressar, se organizam sozinhos, recebem instruções para ajudar os outros colegas. Trazendo a ideia de construção não só dos conhecimentos escolares, mas que vai além disso, constroem afetividade, empatia e autonomia para pensar e resolver situações de conflitos. Os sujeitos se apropriam de forma diferente das teorias, e isso pudemos verificar com as professoras que participaram da pesquisa, com formas diferentes de aplicar a compreensão que constroem das teorias em sua prática, mesmo que de forma indireta e ressignificada no cotidiano da sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this research is to analyze the teaching practices, in light of the contributions of constructivism to planning and development, of teachers in the early years of elementary school. More specifically, we seek to analyze how teachers relate their planning to the theoretical foundations that support their practices; identify aspects in the classroom routine and the dynamics of the activities carried out that are close to the constructivist perspective and identify teachers' conceptions about learning. Qualitative research was carried out in a municipal school in the city of Camaragibe, with two teachers from the 1st year of elementary school, using observation of their classes and semi-structured interviews as an instrument to access data. The analysis of the data obtained was carried out using content analysis as a parameter. We observed that a theoretical influence is not a direct application, but takes place between the lines of choices and positions in relation to teaching processes, based on conceptions built along the trajectory of each teacher. Although the teachers do not directly associate their practices with theory, we see that an influence of constructivism, the result of Piagetian theories, is consolidated in literacy practices in an indirect way, most of the time not even perceived by them. We noticed that the teachers seek coherence in understanding the students' individuality, in the levels of learning, with the pedagogical proposals they carry out in the classroom. Another obvious issue is the way in which teachers position themselves in the face of error, in a problematizing way, which makes students rethink their hypotheses and formulate a new one until they find the correct one. The appreciation of students' autonomy also appears evidently, students can express themselves, organize themselves, receive instructions to help other colleagues. Bringing the idea of building not only school knowledge, but that goes beyond that, they build affectivity, empathy and autonomy to think and resolve conflict situations. The subjects appropriate theories in a different way, and this we could verify with the teachers who participated in the research, with different ways of applying the understanding that they build from the theories in their practice, even if indirectly and re-signified in the daily life of the classroom.pt_BR
dc.format.extent42 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectConstrutivismo (Educação)pt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleConcepções construtivistas e suas influências nas práticas pedagógicas de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de Camaragibe - PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0190339222776366pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1398858336713229pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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