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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5187
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Peres, Flávia Mendes de Andrade e | - |
dc.contributor.author | Paiva, Maria Carolina Rodrigues Simões de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-07T21:42:32Z | - |
dc.date.available | 2023-11-07T21:42:32Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-05 | - |
dc.identifier.citation | PAIVA, Maria Carolina Rodrigues Simões de. Pensamento computacional na Educação Básica: um estudo sobre a constituição dialógica da concepção dos docentes. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5187 | - |
dc.description | O desenvolvimento do conhecimento tecnológico e a expansão da cultura digital transformou a concepção da informática educacional nas escolas. Não basta instrumentalizar os estudantes, é preciso formar cidadãos digitais críticos, que transcendam o uso do digital e apliquem o conhecimento computacional também em situações não virtuais. O Pensamento Computacional (PC) chegou às escolas como uma proposta multidisciplinar e de ensino dos fundamentos da Computação, pautado na resolução de problemas e na preocupação com o desenvolvimento de uma educação tecnológica contextualizada, que visa o confronto às estruturas sociais que promovem ou perpetuam desigualdades. Porém, ainda restam lacunas sobre como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental concebem de fato essa temática. Baseado em um estudo de caso, a pesquisa foi realizada com docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da disciplina de Pensamento Computacional de uma escola privada, na cidade do Recife; com o objetivo de compreender as concepções destes quanto ao Pensamento Computacional na educação de crianças. Para construção dos dados, realizamos uma pesquisa documental, somada à aplicação de uni questionário e a entrevista semiestruturada. Analisamos o jogo dialógico presente nos enunciados dos sujeitos participantes a partir de categorias de análise de discurso contidas e também extrapoladas às respostas coletadas e constatamos que, embora os discursos estabeleçam um diálogo com as concepções cognitiva e situada do PC (RAFAI et ai., 2019) se faz necessário expandimos essas perspectivas, a fim de reorientar nossa compreensão do PC na escola, adotando a perspectiva critica, que enxerga o PC enquanto um canal possível para o engajamento dos estudantes em questões socialmente relevantes. | pt_BR |
dc.description.abstract | The development of technological knowledge and the expansion of digital culture transformed the conception of computing in schools. It is not enough to teach technologies to students but to promote critical digital thinking skills, so that students may be able to transcend the use of digital and apply computational knowledge also in non-virtual situations. Computational Thinking (CT) came to schools as a multidisciplinary proposal for teaching the fundamentals of Computing, based on problem solving and on development of a contextualized technological education, which aims to confront social structures that promote or perpetuate inequalities. However, there are still gaps about how teachers in the early years of Elementary School actually conceive this theme Based on a case study, the research was carried out with teachers from the early years of Elementary School in the subject of Computational Thinking at a private school in the city of Recife; with the objective of understanding their conceptions regarding Computational Thinking in the education of children. To obtain our data, we carried out a documentary research, added to the application of a questionnaire and the semi-structured interview. We analyzed the dialogic game present in the statements of the individuals from categories of discourse analysis contained and also extrapolated to the collected responses and we found that, although the discourses establish a dialogue with the cognitive and situated conceptions of the PC (KAFAI et al., 2019), it is necessary to expand these perspectives to guide our understanding of CT in school, adopting a critical perspective, which sees CT as a possible road for student engagement in socially relevant issues. | pt_BR |
dc.format.extent | 59 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
dc.subject | Computação | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Saberes do docente | pt_BR |
dc.title | Pensamento computacional na Educação Básica: um estudo sobre a constituição dialógica da concepção dos docentes | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5655226343295043 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2493398194909644 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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