Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5180
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Alves, Bruno Fernandes | - |
dc.contributor.author | Silva, Jennifer Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-07T21:01:47Z | - |
dc.date.available | 2023-11-07T21:01:47Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jennifer Lima da. Arte-educação: um estudo sobre a contribuição da arte no desenvolvimento socioemocional da criança em uma escola municipal da cidade do Recife. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5180 | - |
dc.description | Esta monografia apresenta os resultados de uma pesquisa que visou abordar a contribuição das artes visuais no trabalho de competências socioemocionais na educação infantil, em uma instituição municipal de Recife - PE. O problema de pesquisa teve como objetivo compreender como a arte pode ser um recurso no desenvolvimento socioemocional dentro do ambiente escolar. Como objetivo geral tem-se investigar o uso das artes visuais como recurso para a formação da inteligência emocional em uma turma da Educação Infantil em uma escola da rede municipal do Recife, PE. Os objetivos específicos são: Identificar as propostas socioemocionais desenvolvidas na escola; Analisar a prática docente no ensino da arte e auxiliar as crianças a identificar e transmitir suas emoções através da proposta desenvolvida na pesquisa-ação. Como suporte teórico, destaca-se teóricos como BARBOSA (2014) e GOLEMAN (2012). Na metodologia, foi realizada uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo, usando como instrumentos a observação e a entrevista com os sujeitos da pesquisa. A análise dos dados baseou-se nas técnicas da análise textual discursiva (MORAES, 2003). Os dados obtidos mostraram que há uma lacuna no que tange à educação socioemocional na instituição, ocasionada pela ausência de propostas pedagógicas e de profissionais especializados na área. Percebe-se também, no ensino da arte, uma desvalorização da área em detrimento de outras, onde sua abordagem é marcada pela utilização de métodos tradicionais. A intervenção teve foco nas produções artísticas das crianças, permitindo observar e analisar os desenhos de maneira estética e interpretativa, correspondentes às emoções preferidas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This monograph presents the results of a research that aimed to address the contribution of visual arts in the work of social and emotional skills in early childhood education, in a municipal institution in Recife - PE. The research problem aimed to understand how art can be a resource for socioemotional development within the school environment. The general objective is to investigate the use of visual arts as a resource for the formation of emotional intelligence in a kindergarten class in a municipal school in Recife, PE. The specific objectives are Identify the socioemotional proposals developed in the school; Analyze the teaching practice in art teaching and Help children to identify and transmit their emotions through the proposal developed in the research-action. As theoretical support, we highlight theorists such as BARBOSA (2014) and GOLEMAN (2012). In the methodology, an action research was carried out, of qualitative nature, using as instruments the observation and the interview with the research subjects. Data analysis was based on the techniques of textual discourse analysis (MORAES, 2003). The data obtained showed that there is a gap regarding social and emotional education in the institution, caused by the absence of pedagogical proposals and professionals specialized in the area. It is also noticed, in art teaching, a devaluation of the area in detriment of others, where its approach is marked by the use of traditional methods. The intervention focused on the artistic productions of the children, allowing them to observe and analyze the drawings in an aesthetic and interpretive way, corresponding to their preferred emotions. | pt_BR |
dc.format.extent | 48 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Arte na educação | pt_BR |
dc.subject | Educação afetiva | pt_BR |
dc.title | Arte-educação: um estudo sobre a contribuição da arte no desenvolvimento socioemocional da criança em uma escola municipal da cidade do Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4585124751824303 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8297422717781216 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_jenniferlimadasilva.pdf | 5,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.