Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5174
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Jaqueline Paes de-
dc.contributor.authorWanderley, Bruna Luna-
dc.date.accessioned2023-11-06T21:29:27Z-
dc.date.available2023-11-06T21:29:27Z-
dc.date.issued2022-10-05-
dc.identifier.citationWANDERLEY, Bruna Luna. A música e a ação docente com crianças de 03 anos em um CMEI na cidade do Recife. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5174-
dc.descriptionO presente trabalho objetivou compreender a prática docente de musicalização no cotidiano de crianças de três anos em uma CMEI municipal da cidade do Recife. Como objetivos específicos: descrever as situações de uso da música em sala de aula; identificar o repertório musical usado no CMEI pesquisado; perceber a ação docente durante o trabalho com música. A pergunta que norteou nosso trabalho foi: Como acontecem as práticas de musicalização na educação infantil? A pesquisa teve um caráter qualitativo, para suceder a coleta de dados foi utilizada como procedimento básico a observação participante e como instrumento o diário de campo. Os dados foram coletados por seis dias, totalizando 24 horas, no período de 13 a 21 do mês de junho. Para realizar a análise dos dados, estes foram categorizados sob a luz da técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). O levantamento teórico baseou-se principalmente em Brito (2003), Maffioletti (2007) e Oliveira (2019).Os sujeitos da pesquisa foram a professora e os alunos do grupo 03. Os dados obtidos mostram que a música aparece com propósitos distintos sendo empregada como recurso pedagógico, para marcar momentos específicos da rotina relacionada a datas comemorativas e integrando som e movimento. Foi possível perceber que a educadora demonstrou sua intencionalidade pedagógica através de ações que objetivaram tornar a vivência com música significativa para os alunos. Como também a ampliação do repertório trazido pelas crianças que consiste na valorização da bagagem cultural de cada aluno e a introdução de novas músicas.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aimed to understand the teaching practice of musicalization in the daily life of three-year-old children in a municipal day care center in the city of Recife. As specific objectives: to describe the situations of use of music in the classroom; identify the musical repertoire used in the researched CMEI; perceive the teaching action while working with music. The question that guided our work was How do musicalization practices in early childhood education happen? The research had a qualitative character, to follow the data collection, the participant observation was used as a basic procedure and the field diary as an instrument. Data were collected for six days, totaling 24 hours, from the 13th to the 20th of June. To perform the data analysis, they were categorized under the light of the content analysis technique in the perspective of Bardin (2011). The theoretical survey was mainly based on Brito (2003), Maffioletti (2007) and Oliveira et al (2019).The research subjects were the teacher and the students of group 03. The data obtained show that music appears with different purposes being used as a pedagogical resource, to mark specific moments of the routine; related to commemorative dates and integrating sound and movement. It was possible to perceive that the educator demonstrated her pedagogical intention through actions that aimed to make the experience with music meaningful for the students. As well as the expansion of the repertoire brought by the children, which consists of valuing the cultural background of each student and the introduction of new songs.pt_BR
dc.format.extent57 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMúsica na educaçãopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleA música e a ação docente com crianças de 03 anos em um CMEI na cidade do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3192089376789185pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9755289492514554pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_brunalunawanderley.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.