Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5168
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Ana Paula Abrahamian de-
dc.contributor.authorCabral, Ana Carolina Gomes da Silva-
dc.date.accessioned2023-11-06T15:50:20Z-
dc.date.available2023-11-06T15:50:20Z-
dc.date.issued2022-10-03-
dc.identifier.citationCABRAL, Ana Carolina Gomes da Silva. A visibilidade dos estudos de gêneros nos projetos pedagógicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5168-
dc.descriptionEsta pesquisa buscou refletir sobre a visibilidade dos estudos de gênero no Curso de Licenciatura em Pedagogia, Campus Dois Irmãos, Recife, Pernambuco, Buscou analisar como as questões de gênero emergem no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, campus Dois Irmãos. O quadro teórico foi elaborado com base em Scott (1995), Louro (1997), Carvalho (2015), Rosemberg (2001), Santos e Souza (2020), Grossi (1998), Saviani (2020), Laville e Dionne (1999). Metodologicamente, foi realizada uma análise documental com base nos PPC’s do curso de Licenciatura em Pedagogia, que são dois, o primeiro tido no ano de 2010, e o atual, do ano de 2018. Nos resultados foi visualizada uma carência com relação aos estudos de gênero no curso de Pedagogia, que pode ser visualizada nas ementas do curso. Compreendemos que é necessário a ampliação dessa discussão acerca dessa temática de forma articulada, pois será através do aprofundamento das questões relacionadas ao corpo, ao gênero e às sexualidades que teremos profissionais preparados para lidar com as práticas sistêmicas de machismo, sexismo e todos os tipos de violência às pessoas que não estão em conformidade ao sistema sexo-gênero.pt_BR
dc.description.abstractThis research sought to reflect on the visibility of gender studies in the Degree in Pedagogy, Campus Dois Irmãos, Recife, Pernambuco Dois Irmãos campus. The theoretical framework was drawn up based on Scott (1995), Louro (1997), Carvalho (2015), Rosemberg (2001), Santos and Souza (2020), Grossi (1998), Saviani (2020), Laville and Dionne (1999). Methodologically, a document analysis was carried out based on the PPC's of the Degree in Pedagogy, which are two, the first one had in the year 2010, and the current one, in the year 2018. gender in the Pedagogy course, which can be viewed in the course menus. We understand that it is necessary to expand this discussion on this subject in an articulated way, because it will be through the deepening of issues related to the body, gender and sexualities that we will have professionals prepared to deal with the systemic practices of machismo, sexism and all kinds of violence to people who do not conform to the sex-gender system.pt_BR
dc.format.extent41 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.titleA visibilidade dos estudos de gêneros nos projetos pedagógicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3906970103863900pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5944309643014109pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_anacarolinagomesdasilvacabral.pdf346,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.