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dc.contributor.advisorMoreira, Fabiana Wanderley de Souza-
dc.contributor.authorOliveira, Milena Cabral-
dc.date.accessioned2023-11-01T20:51:03Z-
dc.date.available2023-11-01T20:51:03Z-
dc.date.issued2022-10-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Milena Cabral. Afetividade e inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil: o que dizem as professoras? 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5163-
dc.descriptionO referido estudo teve como objetivo geral investigar a compreensão de professoras da Educação Infantil sobre o papel da afetividade no processo de inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa. Os critérios para a seleção das participantes foram: ser professora da Educação Infantil e ter experiência com alunos com TEA. Os dados foram coletados por entrevistas semi-estruturadas sendo sistematizados por Análise de Discurso. Baseamo- nos em autores como Lev Vygotsky (1992) que tratam da Afetividade e sua relação com a Educação. Entendendo que os estudantes com deficiência enfrentaram historicamente inúmeros desafios para serem incluídos no contexto escolar, buscamos refletir sobre o processo de inclusão na Educação Infantil, concluímos que é de extrema importância a entrada desses estudantes desde a primeira infância de modo que nessa fase estão abertas ao novo e adaptações devem ser feitas para garantir um ensino de qualidade. Diante dos resultados encontrados, foi possível compreender que onde não se desenvolve afetividade, confiança, segurança não é possível estabelecer vínculos com os estudantes e consequentemente esse indivíduo não se sentirá de fato incluído. Neste sentido, o papel dos professores seria refletir sobre sua prática e conceber a afetividade como elemento imprescindível para o processo de inclusão escolar de crianças com TEA, valorizando sua dimensão não só cognitiva, mas principalmente afetiva.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this study was to investigate the understanding of Early Childhood Education teachers about the role of Affectivity in the School Inclusion process of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). This is a qualitative research. The criteria for the selection of participants were: being a teacher of Early Childhood Education and having experience with students with ASD. Data were collected by semi-structured interviews being systematized by Discourse Analysis. We are based on authors such as Lev Vygotsky (1992) who deal with Affectivity and its relationship with Education. Understanding that students with disabilities have historically faced numerous challenges to be included in the school context, we seek to reflect on the process of inclusion in Early Childhood Education, we conclude that it is extremely important for these students to enter in early childhood so that at this stage they are open to the new and adaptations must be made to ensure quality teaching. In view of the results found, it was possible to understand that where affection, trust and security are not developed, it is not possible to establish bonds with students and, consequently, this individual will not actually feel included. In this sense, the role of teachers would be to reflect on their practice and conceive affectivity as an essential element for the process of school inclusion of children with ASD, valuing its dimension not only cognitive, but mainly affective.pt_BR
dc.format.extent48 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleAfetividade e inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil: o que dizem as professoras?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2540213765535237pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4058275646937545pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
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