Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5128
Título: Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório realizado na Granja Avimalta.
Autor: Siqueira, Monique Aguiar
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3658833045052053
Orientador: Rabello, Carlos Bôa Viagem
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4760288746238700
Palavras-chave: Avicultura;Galinha para postura;Alimentação e rações;Ovos - Produção;Programas de estágio
Data do documento: 8-Set-2023
Citação: SIQUEIRA, Monique Aguiar. Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório realizado na Granja Avimalta. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia) - Departamento de Zootecnia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: A avicultura de postura tem forte presença no Nordeste, sendo uma das maiores regiões produtoras de ovos no país e com boa capacidade de expansão. Além disso, a produção de ovos é uma atividade de grande importância para o desenvolvimento econômico e social, gerando emprego e renda para a população local. A concentração dos plantéis de poedeiras nas regiões Sul e Sudeste ainda é grande, mas a alta demanda do mercado interno está impulsionando todos os estados nordestinos a aumentarem a produção de ovos, representando, juntos, 16,7% da produção nacional, onde o Estado de Pernambuco ocupa a segunda posição no ranking de maiores produtores da região Nordeste (Soares e Ximenes, 2022). No ano de 2022, o consumo de ovos no Brasil foi de 241 unidades por habitante, representando um alimento de importante fonte nutricional por apresentar grande quantidade de aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais, além de possuir fácil digestão e absorção (Lana et al., 2017; ABPA, 2023). O ovo também se destaca pela ampla disponibilidade para todas as classes sociais no Brasil, uma vez que é um alimento de fácil aquisição por sua comercialização ser de baixo custo (Arruda et al, 2019). A produção total do Brasil foi de, aproximadamente, 52 bilhões de unidades de ovos no ano de 2022, onde a maior parte dessa produção é destinada ao mercado interno, 99,5%, e apenas 0,5% para exportação (ABPA, 2023). Para uma ótima produtividade, a criação de poedeiras depende de um conjunto de fatores que atendam as necessidades dos animais em nutrição, sanidade e bem-estar. Dessa forma, as atividades realizadas pelo profissional zootecnista são de fundamental importância para o atendimento dessas necessidades, além da implementação do correto manejo e ambiência para os animais de produção. Portanto, a realização do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) teve como objetivo proporcionar vivência na área de avicultura de postura na Granja Avimalta, possibilitando a prática dos aprendizados na universidade. O estágio foi realizado no período de 29 de maio a 21 de Agosto do ano de 2023.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5128
Aparece nas coleções:ESO - Zootecnia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_moniqueaguiarsiqueira.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.