Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5099
Título: Achados clínicos e histopatológicos de cães com dermatite atópica utilizando diferentes dietas comerciais como coadjuvantes à terapia convencional
Autor: Monteiro, Paulo Ricardo Romão
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1499855858522597
Orientador: Nascimento, Júlio Cézar dos Santos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4343017315156292
Palavras-chave: Cães;Dermatite atópica;Dietoterapia;Programas de estágio
Data do documento: 18-Abr-2023
Citação: MONTEIRO, Paulo Ricardo Romão. Achados clínicos e histopatológicos de cães com dermatite atópica utilizando diferentes dietas comerciais como coadjuvantes à terapia convencional. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: A dermatite atópica canina (DAC) é uma doença crônica inflamatória de cunho genético caracterizada por uma disfunção da barreira cutânea podendo ser acompanhada pela infecção estafilocócica e Malassezia de pele e ouvido, além de uma hipersensibilidade a alérgenos ambientais, alimentares ou relacionada aos alérgenos presentes nos estafilococos ou Malassezia. É sabido que DAC é uma condição na qual existem defeitos na constituição lipídica e proteica da pele, sendo agravados pelo processo inflamatório favorecendo a penetração dos alérgenos em profundidade, resultando numa estimulação da resposta imunitária exacerbada. Sabe-se que dietas especiais ricas em ácidos graxos essenciais, proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais ligados a manutenção da função pele contribuem para a melhoria da condição da barreira cutânea. O objetivo do estudo foi investigar o efeito do alimento PRO PLAN® Sensitive Skin e PURINA® PRO PLAN® HA Hydrolized como terapia coadjuvante em pacientes com DAC. Foram utilizados 4 (quatro) cães, onde dois se alimentaram com o PURINA® PRO PLAN® HA Hydrolized, e os outros dois pacientes com o Purina® Pro Plan® Alimento seco Sensitive Skin Cães Adultos Porte Médio, Grande e Gigante, por 60 dias, que em paralelo a isso, estavam realizando tratamento redirecionado ao controle dos processos inflamatórios, pruriginosos e/ou infecciosos. Foram realizadas avaliações clínicas mensais utilizando escala CADESI-4, descrito por Olivry et al. para avaliação das lesões, para avaliação do prurido, uma adaptação conforme descrita por Hills et al., e de uma avaliação histopatológica antes e após a utilização do alimento em todos os animais. No D0, todos os tinham algum grau de prurido e lesão, e no histopatológico apresentaram alguma alteração relacionada a doença. No D30 todos os animais tiveram uma redução na intensidade do prurido e ao grau das lesões, no entento no D60 apenas um animal apresentou uma melhora do quadro clínico e histopatológico. Os resultados sugerem que os efeitos dos nutrientes presentes na dieta avaliada são melhor visualizados clínica e histopatologicamente quando os animais estão em remissão. Ainda assim, a nutrição pode ser vista como auxiliar no tratamento, sendo sugerido uma análise por mais tempo de tratamento.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5099
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_pauloricardoromaomonteiro.pdf2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.