Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5088
Título: Imunodeficiência felina (FIV): avaliação da prevalência em gatos provenientes de abrigos e atendimento clínico-hospitalar em Recife – PE.
Autor: Lucena, Raíssa Coutinho de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6388191359851614
Orientador: Maia, Rita de Cássia Carvalho
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2624582592628384
Palavras-chave: Gato;Imunodeficiência;Vírus da imunodeficiência felina;Epidemiologia veterinária;Programas de estágio
Data do documento: 10-Out-2022
Citação: LUCENA, Raíssa Coutinho de. Imunodeficiência felina (FIV): avaliação da prevalência em gatos provenientes de abrigos e atendimento clínico-hospitalar em Recife – PE. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: O estágio supervisionado obrigatório foi realizado no Hospital Veterinário VetMais 24h, no período de 01 de Agosto a 14 de Outubro de 2022, totalizando 420h. O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) foi orientado pela Profa. Dra. Rita de Cássia Carvalho Maia e supervisionado pela M.e Tássia Pires, sob tutoria da Med. Vet. Valeska Gelenske, responsável pela área de clínica médica felina. O objetivo deste trabalho foi obter vivência em relação ao atendimento do paciente felino e associar os resultados obtidos ao longo do ESO em relação à realização do exame imunocromatográficos snap test de FIV/FeLV com os resultados dos snap test de FIV/FeLV realizados em abrigos particulares de Recife, Pernambuco. Este relatório é dividido em dois capítulos. O capítulo I relata as atividades acompanhadas e realizadas durante o ESO, como pesagem do paciente na balança digital para pequenos animais, contenção para a realização de flebotomia, aplicação medicamentosa subcutânea, auxílio durante a avaliação dos parâmetros vitais e preparo dos medicamentos de pronto uso. Foi possível realizar exames imunocromatográficos para viroses, como o snap test de FIV/FeLV e o snap test de antígenos ELISA para Panleucopenia. No capítulo II encontra-se o artigo desenvolvido com os resultados supracitados e sob formato segundo as diretrizes da Revista de Medicina Veterinária da UFRPE.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5088
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_raissacoutinhodelucena.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.