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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTeixeira, Renata Pimentel-
dc.contributor.authorSantos, Angelo Soares-
dc.date.accessioned2023-09-15T19:17:11Z-
dc.date.available2023-09-15T19:17:11Z-
dc.date.issued2022-10-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Angelo Soares. HQ's na educação: a arte sequencial como ferramenta pedagógica no Brasil. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5033-
dc.descriptionO acesso às Histórias em Quadrinhos no âmbito escolar foi conquistado pela força de sua popularidade, sendo hoje em dia vista com naturalidade dentro das instituições de ensino e até mesmo estimulada a sua utilização através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Sabemos que o convívio das HQ’s com as escolas e educadores nem sempre foi harmonioso, principalmente pelas crenças que se propagavam na sociedade sobre os malefícios causados pela leitura dos, popularmente chamados, gibis. Analisamos a obra de autores renomados na pesquisa acadêmica sobre HQ’s (Moacy Cirne,1971; Flávio Calazans, 1997; Scott McCloud, 2005; Waldomiro Vergueiro, 2017; Paulo Ramos, 2022; Antonio Luiz Cagnin, 1995; Will Eisner, 1989 e Fábio Paiva, 2017; entre outros), além de documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) buscando indicar como foi ampliado o uso desse gênero como ferramenta pedagógica no contexto educacional brasileiro e algumas contribuições advindas dela.pt_BR
dc.description.abstractEl acceso a las historietas en el ámbito escolar fue conquistado por la fuerza de su popularidad, viéndose hoy en día con naturalidad dentro de las instituciones educativas e incluso fomentando su uso a través de los Parámetros Curriculares Nacionales (PCN). Sabemos que la convivencia de las historietas con las escuelas y los educadores no siempre fue armoniosa, principalmente por las creencias que se difunden en la sociedad sobre el daño que causa la lectura de las llamadas historietas. Analizamos el trabajo de autores de renombre en la investigación acadêmica sobre historietas (Moacy Cirne, 1971; Flávio Calazans, 1997; Scott McCloud, 2005; Waldomiro Vergueiro, 2017; Paulo Ramos, 2022; Antonio Luiz Cagnin, 1995; Will Eisner, 1989 y Fábio Paiva, 2017; entre otros), además de documentos oficiales, como los Parámetros Curriculares Nacionales (PCN's) y la Base Curricular Común Nacional (BNCC), buscando indicar cómo se amplió el uso de este género como herramienta pedagógica en el contexto educativo brasileño y algunas aportaciones derivadas del mismo.pt_BR
dc.format.extent30 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos na educaçãopt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.titleHQ's na educação: a arte sequencial como ferramenta pedagógica no Brasilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4587422216271920pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1789141041884024pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

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