Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4992
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Sandra Helena Dias de-
dc.contributor.authorSilva, Amanda Priscilla Maria do Nascimento-
dc.date.accessioned2023-09-11T19:08:11Z-
dc.date.available2023-09-11T19:08:11Z-
dc.date.issued2022-10-10-
dc.identifier.citationSILVA, Amanda Priscilla Maria do Nascimento. Construção docente e ensino de língua portuguesa: o papel do PIBID na formação inicial a partir de um relato de experiência. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4992-
dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a formação docente inicial com base na experiência de uma bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Letras da UFRPE, no período de agosto de 2018 a fevereiro de 2020. Partindo de uma metodologia de cunho bibliográfico e apoiando-se, principalmente, em autores da linguística aplicada e da pedagogia crítica, este trabalho discute questões referentes à construção da identidade docente, à relação entre teoria e prática e ao ensino de Língua Portuguesa. A partir das discussões levantadas ao longo do artigo, concluiu-se que a inserção do licenciando na escola pelo PIBID torna mais palpável a reflexão sobre a prática e sua relação com a teoria, considerando-se o fato de o pibidiano vivenciar no chão da escola a observação e a ação-reflexão-ação, exercícios que contribuem para a construção identitária e superação da dicotomia entre teoria e prática em prol de uma formação docente de maior qualidade.pt_BR
dc.description.abstractEl objetivo principal de este trabajo es reflexionar sobre la formación inicial docente a partir de la experiencia de una becaria del Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência del curso de Letras en la UFRPE, de agosto de 2018 a febrero de 2020. La metodología es de carácter bibliográfico y está basada principalmente en autores de lingüística aplicada y pedagogía crítica, este trabajo discute cuestiones relacionadas con la construcción de la identidad docente, la relación entre teoría y práctica y la enseñanza del portugués. De las discusiones suscitadas a lo largo del artículo, se concluye que la inserción del alumno de graduación en la escuela a través del PIBID hace más palpable la reflexión sobre la práctica y su relación con la teoría, considerando que el Pibidiano experimenta en el terreno de la observación escolar. y acción-reflexión-acción, ejercicios que contribuyen a la construcción de la identidad ya la superación de la dicotomía entre teoría y práctica en favor de uma formación docente de mayor calidad.pt_BR
dc.format.extent19 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.titleConstrução docente e ensino de língua portuguesa: o papel do PIBID na formação inicial a partir de um relato de experiência.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3005700760194389pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9741642922205953pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_amandapriscillamariadonascimentosilva.pdf195,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.