Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4992
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Melo, Sandra Helena Dias de | - |
dc.contributor.author | Silva, Amanda Priscilla Maria do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-11T19:08:11Z | - |
dc.date.available | 2023-09-11T19:08:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Amanda Priscilla Maria do Nascimento. Construção docente e ensino de língua portuguesa: o papel do PIBID na formação inicial a partir de um relato de experiência. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4992 | - |
dc.description | O presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a formação docente inicial com base na experiência de uma bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Letras da UFRPE, no período de agosto de 2018 a fevereiro de 2020. Partindo de uma metodologia de cunho bibliográfico e apoiando-se, principalmente, em autores da linguística aplicada e da pedagogia crítica, este trabalho discute questões referentes à construção da identidade docente, à relação entre teoria e prática e ao ensino de Língua Portuguesa. A partir das discussões levantadas ao longo do artigo, concluiu-se que a inserção do licenciando na escola pelo PIBID torna mais palpável a reflexão sobre a prática e sua relação com a teoria, considerando-se o fato de o pibidiano vivenciar no chão da escola a observação e a ação-reflexão-ação, exercícios que contribuem para a construção identitária e superação da dicotomia entre teoria e prática em prol de uma formação docente de maior qualidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | El objetivo principal de este trabajo es reflexionar sobre la formación inicial docente a partir de la experiencia de una becaria del Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência del curso de Letras en la UFRPE, de agosto de 2018 a febrero de 2020. La metodología es de carácter bibliográfico y está basada principalmente en autores de lingüística aplicada y pedagogía crítica, este trabajo discute cuestiones relacionadas con la construcción de la identidad docente, la relación entre teoría y práctica y la enseñanza del portugués. De las discusiones suscitadas a lo largo del artículo, se concluye que la inserción del alumno de graduación en la escuela a través del PIBID hace más palpable la reflexión sobre la práctica y su relación con la teoría, considerando que el Pibidiano experimenta en el terreno de la observación escolar. y acción-reflexión-acción, ejercicios que contribuyen a la construcción de la identidad ya la superación de la dicotomía entre teoría y práctica en favor de uma formación docente de mayor calidad. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) | pt_BR |
dc.title | Construção docente e ensino de língua portuguesa: o papel do PIBID na formação inicial a partir de um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3005700760194389 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9741642922205953 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_amandapriscillamariadonascimentosilva.pdf | 195,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.