Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4987
Título: Fatores que se interpõem a política de segurança alimentar e nutricional: avanços e retrocesso
Autor: Silva, Mônica Gomes da
Saraiva, Joseana Maria
Palavras-chave: Segurança alimentar;Política alimentar;Alimentos – Consumo;Política pública;Direito à alimentação
Data do documento: 2021
Editor: EDUFRPE
Citação: SILVA, Mônica Gomes da; SARAIVA, Joseana Maria. Fatores que se interpõem a política de segurança alimentar e nutricional: avanços e retrocesso. Recife: EDUFRPE, 2021. 109 p.
Abstract: O livro “Fatores que se interpõem a efetivação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: avanços e retrocessos”, de Mônica Gomes da Silva e de Joseana Maria Saraiva, expõe uma produção do Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O estudo nos leva a refletir e de compreender as contradições que determinam a problemática em assegurar o direito humano à alimentação adequada e saudável a todos/as brasileiros/as, promovendo a soberania e a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). A partir desse contexto, a obra constitui-se uma referência e contribuição significativa ao debate sobre a superação da fome e da desnutrição, problemas que ainda afetam grandemente o Brasil. Entre outros aspectos evidencia as limitações que envolvem os processos sociais da relação Estado/sociedade na implementação da Política de SAN, sobressaindo-se o que apontam os gestores públicos e os atores sociais representantes dos organismos do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional sobre os fatores que levam à problemática da efetivação dos objetivos e das diretrizes dessa política. A partir desse contexto, as autoras, destacam que apesar dos avanços na conceituação e na legislação acerca da SAN no país, ainda há limitações e grandes desafios a serem enfrentados no combate, sobretudo, aos determinantes da fome. A leitura desse livro agregará novos conhecimentos aos leitores/as e, por conseguinte, à mudança de posicionamentos sobre os determinantes da fome, da sua causa e erradicação.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4987
ISBN: 978-65-86547-45-0
Aparece nas coleções:Livros e Capítulos de Livros (EDUFRPE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livro_ fatoresqueseinterpoemapoliticadesegurancaalimentarenutricional02.pdf919,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.