Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4917
Título: Festejos e controle social: os bailes carnavalescos no Teatro de Santa Isabel (Recife, 1850 - 1855).
Autor: Barros, Rayane Nathaline Dias de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7100858196009882
Orientador: Silva, Wellington Barbosa da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1213688229016782
Palavras-chave: Controle social;Carnaval;Recife (PE);Século XIX
Data do documento: 28-Abr-2023
Citação: BARROS, Rayane Nathaline Dias de. Festejos e controle social: os bailes carnavalescos no Teatro de Santa Isabel (Recife, 1850 - 1855). 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: This work arises with the purpose of analyzing the practices of nineteenth-century carnival manifestations that took place in the city of Recife, specifically within the Teatro de Santa Isabel, between the years 1850 - 1855, and how the propagation of these festivities makes it possible to understand the performance of some mechanisms of social control of the society of the time. The choice of time frame is justified by the inauguration of Teatro Santa Isabel – as a symbol of civilization for Recife society at the time, aiming to analyze the propagation of carnival balls promoted within this private space, to the detriment of Carnival manifestations. Based on the analysis of cultural manifestations, we can understand the systematization of the controlling power of the ruling class in Recife in the 19th century, as well as analyze how the instruments of communication play an important role in the construction of a civilizing ideal, which tend to marginalize the manifestations of most popular stratum of the city of Recife in the 19th century (1850 - 1855). It is in this scenario of disputes for spaces of sociability in the capital of Pernambuco, that we will investigate the attempt to build a national identity, which seeks to break with some cultural manifestations that do not meet the civilizing progress that fosters the ideals of a slave-owning elite.
Resumo: O presente trabalho surge com o propósito de analisar as práticas de manifestações carnavalescas oitocentistas ocorridas na cidade do Recife, especificamente dentro do Teatro de Santa Isabel, entre os anos de 1850-1855. E como a propagação desses festejos possibilita a compreensão da atuação de alguns mecanismos de controle social da sociedade da época. A escolha do recorte temporal se justifica com a inauguração do Teatro Santa Isabel – como símbolo de civilização para a sociedade recifense da época, visando analisar a propagação dos bailes carnavalescos promovidos dentro desse espaço privado, em detrimento às manifestações do entrudo. A partir da análise de manifestações culturais podemos compreender a sistematização de atuação do poder controlador da classe dominante do Recife oitocentista, como também analisar de que forma os instrumentos de comunicação possuíam papel importante nessa construção de um ideal civilizatório, que tendiam a marginalizar as manifestações da camada mais popular da capital recifense no Oitocentos (1850-1855). É nesse cenário de disputas por espaços de sociabilidades na capital Pernambucana, que iremos averiguar a tentativa de construção de uma sociedade civilizada, que buscava romper com algumas manifestações culturais que não atendiam ao progresso civilizatório pretendido por uma elite escravocrata.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4917
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_rayanenathalinediasdebarros.pdf203,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.