Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4909
Título: Pod-quem? Quais são e onde estão os podcasts de professores de História e historiadores do Brasil
Autor: Santos, Danton Soares Brasil dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4444145731240665
Orientador: Silva, Lucas Victor
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0058476610695399
Palavras-chave: Ensino de história;Recursos didáticos;Mídia social;Podcast
Data do documento: 1-Jun-2022
Citação: SANTOS, Danton Soares Brasil dos. Pod-quem? Quais são e onde estão os podcasts de professores de História e historiadores do Brasil. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The objective of this work is to carry out a survey about the podcasts produced by history teachers and historians. The research carried out the following steps: bibliographic readings on the history of the podcast and the uses of the podcast in education and a survey of the historical-themed podcasts produced by history teachers and historians. The survey was carried out on the following platforms: Google, Apple Podcasts and Spotify. We use the following criteria: podcasts that use history as their main theme, with Portuguese as their spoken language and within Brazilian territory and that a history teacher and/or historian be their main producer and/or presenter. The conclusion is that there is a new production of programs aimed at the general public and the scholar public, with a variety of formats and themes, most of them started in 2020, which enables a wide range of possibilities for using the podcast in classrooms, whether as an object of study, reference material or a program construction project.
Resumo: O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento acerca dos podcasts produzidos por professores de história e historiadores. A pesquisa realizou os seguintes passos: leituras bibliográficas sobre a história do podcast e dos usos do podcast na educação e levantamento dos podcasts de temática histórica produzidos por professores de história e historiadores. O levantamento foi realizado nas seguintes plataformas: Google, Apple Podcasts e Spotify. Utilizamos os seguintes critérios: podcasts usam da história como sua temática principal, com português como sua língua falada e dentro do território brasileiro, que um professor de história e/ou historiador seja seu principal produtor e/ou apresentador. A conclusão é que existe uma nova produção de programas voltados para o grande público e o público escolar, com uma variados formatos e temáticas, em sua maioria iniciados em 2020, o que habilita uma ampla gama de possibilidades de uso do podcast em sala de aula, seja como objeto de estudo, material de referência ou projeto de construção de um programa.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4909
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_dantonsoaresbrasildossantos.pdf364,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.