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Título: Filhos bem criados, estudantes bem formatos: a Arte de Crear Bem os Filhos na Idade da Puericia (1684), uma educação para além do ensino escolar.
Autor: Silva, Sandro Victor Vilar da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3800869029694200
Orientador: Leite, Bruno Martins Boto
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3005775363936476
Palavras-chave: Infância;Educação de crianças;Jesuítas;Século XVII;Gusmão, Alexandre de, 1629-1724
Data do documento: 23-Set-2022
Citação: SILVA, Sandro Victor Vilar da. Filhos bem criados, estudantes bem formatos: a Arte de Crear os Filhos na Idade da Puericia (1684), uma educação para além do ensino escolar. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: This article aims to carry out an analysis of primary documentation of the work Arte de Crear Bem os Filhos in the Age of Puericia (1684) by Father Alexandre de Gusmão (1629-1724). We intend to bring new reflections about the content of the work, highlighting its prescriptive pedagogical character, characteristic of a children's policy treaty for the Luso-American communities of the late 17th century. Inserting the work in the larger context of a pedagogical literature aimed at childish education with an Erasmian humanist influence, aimed at the children who would become the future students of the Colleges belonging to the order in Portuguese America. Based on the understanding of literature as a system by Antônio Cândido, we analyze the work, author and target audience in an integrated manner. Making use of the methodology of linguistic contextualism, we seek to frame the work as an organic object located in time and the author as a historical agent crossed by influences and motivations.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise de documentação primária da obra Arte de Crear Bem os Filhos na Idade da Puericia (1684) do padre Alexandre de Gusmão (1629-1724). Pretendemos trazer novas reflexões acerca do conteúdo da obra, destacando seu caráter pedagógico prescritivo, característico de um tratado de política de crianças para as comunidades luso-americanas do final do século XVII. Inserindo a obra no contexto maior de uma literatura pedagógica voltada para educação pueril de influência humanista erasmiano, voltada para as crianças que se tornariam os futuros estudantes dos Colégios pertencentes à ordem na América Portuguesa. Partindo do entendimento da literatura como sistema de Antônio Cândido, analisamos obra, autor e público-alvo de maneira integrada. Fazendo uso da metodologia do contextualismo linguístico, buscamos enquadrar a obra como objeto orgânico localizado no tempo e o autor como um agente histórico transpassado por influências e motivações.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4896
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