Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4892
Título: Trabalho de Conclusão da Residência em clínica cirúrgica de pequenos animais correção cirúrgica de luxação medial de patela e técnica tightrope em um cão simultaneamente com ruptura de ligamento cruzado cranial – relato de caso
Autor: Sá, Marina Andrade Rangel de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6689265823823639
Orientador: Tudury, Eduardo Alberto
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2906155138699806
Palavras-chave: Cães;Cirurgia veterinária;Ortopedia veterinária;Luxação patelar;Ligamento cruzado cranial
Data do documento: 4-Fev-2020
Citação: SÁ, Marina Andrade Rangel de. Trabalho de Conclusão da Residência em clínica cirúrgica de pequenos animais correção cirúrgica de luxação medial de patela e técnica tightrope em um cão simultaneamente com ruptura de ligamento cruzado cranial – relato de caso. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Residência) – Programa de Residência em Área Profissional da Saúde em Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumo: O Programa de Residência em Área profissional de Saúde em Medicina Veterinária na área de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais foi realizado no Hospital Veterinário (HOVET) da UFRPE no período de dois anos, perfazendo um total de 5760 (cinco mil setecentos e sessenta) horas de atividades desenvolvidas sob a orientação de um preceptor e um tutor. As atividades se compreenderam em rotina do hospital, aula prática, projetos de pesquisa e extensão, cursos, palestras e bancas avaliadoras. Durante o período do programa de residência foi possível realizar 343 procedimentos cirúrgicos em 294 animais no total. As cirurgias de maior prevalência foram as afecções relacionadas ao sistemas genito-urinário, musculoesquelético e tegumentar. O objetivo deste relatório é descrever as atividades desenvolvidas no período da residência e ainda relatar o caso de um canino com luxação de patela medial e ruptura de ligamento cruzado cranial, onde para a correção da luxação de patela realizou as técnicas de trocleoplastia, pateloplastia, transposição da crista tibial, desmotomia e imbricação da cápsula articular, e para a RLCCr a técnica extra-capsular de TightRope modificada.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4892
Aparece nas coleções:TCR - Especialização em Residência Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marinaandraderangeldesa.pdf3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.