Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4890
Título: Relatório das atividades do programa de residência e contribuição do médico veterinário na atenção primária à saúde: um relato de experiência
Autor: Epifânio, Ivyson da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8491338921358059
Orientador: Brandespim, Daniel Friguglietti
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0279327020788151
Palavras-chave: Médicos veterinários;Formação profissional;Saúde pública;Sistema Único de Saúde (SUS)
Data do documento: 2020
Citação: EPIFÂNIO, Ivyson da Silva. Relatório das atividades do programa de residência e contribuição do médico veterinário na atenção primária à saúde: um relato de experiência. 2020. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Residência) – Programa de Residência em Área Profissional da Saúde em Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumo: O Programa de Residência em Área Profissional em Saúde em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) é um programa de ensino de Pós-graduação Lato Sensu destinado a profissionais graduados em Medicina Veterinária. O curso de especialização tem como objetivo oferecer aos ingressantes a oportunidade de aprimoramento de conhecimentos formando profissionais qualificados na área de concentração escolhida. As atividades práticas e teórico-práticas da área de concentração em Saúde Pública foram realizadas na Prefeitura da Cidade do Recife (PCR). As atividades práticas foram realizadas na Atenção Primária em Saúde (APS), na Vigilância em Saúde (VS) do Distrito Sanitário (DS) VII e na Unidade de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (UVACZ). As atividades na APS foram realizadas no Nasf-AB, por meio do acompanhamento desta magnífica política na Gerência de Atenção Básica (GAB), DS VI e equipe do DS VII. Durante o período de vivência no setor de Vigilância Epidemiológica (VE) foi possível acompanhar a rotina dos profissionais de saúde deste setor e tomar conhecimento do Manual de Procedimento Operacional Padrão. As atividades na Vigilância Sanitária (VISA) consistiram principalmente no acompanhamento dos inspetores sanitários, em forma de rodízio, aos estabelecimentos de interesse a saúde. Em relação as atividades da Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) estas foram desenvolvidas a partir do atendimento de denúncias direcionadas pela ouvidoria da PCR havendo uma intensa força tarefa na tentativa de controle das arboviroses principalmente. As atividades desenvolvidas no UVACZ se iniciaram com a apresentação da estrutura física, seguidas pelo acompanhamento da rotina do laboratório de entomologia e setor de geoprocessamento. Houve durante o período da residência a participação em eventos científicos com produção e apresentação de trabalhos e publicação de artigos científicos. Portanto, pode-se perceber a importância do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde em Medicina Veterinária na formação, capacitação e aperfeiçoamento das habilidades necessárias para se atuar no campo da saúde pública brasileira na interface homem-animal-ambiente.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4890
Aparece nas coleções:TCR - Especialização em Residência Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ivysondasilvaepifanio.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.