Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4885
Título: "As vozes dos facões e os gritos das enxadas": a gamificação da história da Liga Camponesa da Galiléia em formato de RPG.
Autor: Paula, Kayo Victor de
Orientador: Barbosa, Lúcia Falcão
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5667594441132627
Palavras-chave: Gamificação;Movimentos sociais rurais;Jogos no ensino de história
Data do documento: 27-Abr-2023
Citação: PAULA, Kayo Victor de. "As vozes dos facões e os gritos das enxadas": a gamificação da história da Liga Camponesa da Galiléia em formato de RPG. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: This paper proposes the development of a didactic product in the form of a role-playing game (RPG) about the history of the Peasant Leagues in the state of Pernambuco in the 1950s. The game will contribute to the debate about the history of the state and the limits and achievements of the democratic experience in pre-1964 Brazil. The students play a central role in the narrative by taking the protagonism of the choices their characters, would make in the context of the struggle for dignity and land in the rural areas of the state. "The Voices of Machetes and the Shouts of Hoes" aims for the players to be able to: i) recognize the historical and socio-political context of the game's setting; ii) seek survival solutions in the face of natural, political, and social difficulties; iii) experience the weight of their decisions on the fate of peasants, thus producing knowledge about this historical event, its origin, and outcome; iv) find the best solution to resolve their conflicts. The didactic objective of the product is, in addition to acquiring knowledge about dates and characters, for the students to carry out historiographical operations such as researching, evaluating, criticizing, and producing historical knowledge as autonomously as possible, as real protagonists of the teaching-learning process.
Resumo: Esse trabalho propõe a elaboração de um produto didático em forma de RPG sobre a história das Ligas Camponesas no estado de Pernambuco na década de 1950. O jogo contribuirá para o debate sobre a história do estado e os limites e alcances da experiência democrática no Brasil pré-golpe de 1964. Os estudantes possuem papel central na narrativa ao tomar para si o protagonismo das escolhas que suas personagens tomariam no contexto da luta por dignidade e terras na zona rural do estado. "As vozes dos facões e os gritos das enxadas" almeja que os jogadores sejam capazes de: i) reconhecer o contexto histórico e sócio-político do cenário do jogo; ii) buscar soluções de sobrevivência diante das dificuldades naturais, políticas e sociais; iii) experimentar o peso das suas decisões no destino dos camponeses, produzindo, portanto, conhecimento sobre esse acontecimento histórico, sua origem e desfecho; iv) encontrar a melhor solução para resolver seus conflitos. O objetivo didático do produto é, para além de adquirir conhecimentos sobre datas e personagens, de que os estudantes realizem operações historiográficas como pesquisar, avaliar, criticar e produzir conhecimento histórico da forma mais autônoma possível, como protagonistas reais do processo de ensino-aprendizagem.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4885
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_proddid_kayovictordepaula.pdf6,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.