Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4884
Título: | A gamificação da História: um produto didático sobre a Confederação do Equador (1824) |
Autor: | Rodrigues, Gabriel Roberto Medeiros |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/9924960953366735 |
Orientador: | Barbosa, Lúcia Falcão |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/5667594441132627 |
Palavras-chave: | Gamificação;Jogos no ensino de história;Confederação do Equador |
Data do documento: | 27-Abr-2023 |
Citação: | RODRIGUES, Gabriel Roberto Medeiros. A gamificação da História: um produto didático sobre a Confederação do Equador (1824). 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | This didactic product proposes a game for students in the 8th year of elementary school II to venture into 19th century Brazil. The game will take place in the province of Pernambuco, in 1824, and the students will be protagonists of History, making decisions that will define their future within the separatist and republican movement that started in Pernambuco and gained support from the provinces of Paraíba, Rio Grande do North and Ceará. The game is based on a dispute, mediated by the teacher, who will guide the entire narrative present in this material. In this way, the purpose of the game is to bring information and questions that will contribute to the elaboration of historical knowledge. Students will be able to experience, through their characters, how different social groups participated in this separatist movement. The game will bring cards that will show characters present in the movement, making the student know some agendas and fights in defense of citizenship in the History of our country. In addition, the game will mobilize concepts, with the aim of presenting to the student some transformations that have taken place in Pernambuco, as captaincy, province and state. |
Resumo: | Este produto didático propõe um jogo para os educandos do 8º ano do ensino fundamental II se aventurarem no Brasil do século XIX. O jogo vai se passar na província de Pernambuco, em 1824, e os estudantes serão protagonistas da História, tomando decisões que irão definir o futuro deles dentro do movimento separatista e republicano que começou em Pernambuco e ganhou apoio das províncias da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O jogo é baseado numa disputa, mediada pelo professor, que irá guiar toda a narrativa presente neste material. Dessa forma, o intuito do jogo é trazer informações e questionamentos que irão contribuir para a elaboração do conhecimento histórico. Os educandos poderão experimentar, através dos seus personagens, como foi a participação de diversos grupos sociais nesse movimento separatista. O jogo trará cartas que irão mostrar personagens presentes no movimento, fazendo com que o estudante conheça algumas pautas e lutas em defesa da cidadania na História de nosso país. Além disso, o jogo mobilizará conceitos, com intuito de apresentar ao educando algumas transformações que aconteceram em Pernambuco, enquanto capitania, província e estado. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4884 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em História (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_gabrielrobertomedeirosrodrigues.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.