Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4873
Título: Trabalho de Conclusão de Residência em área profissional da saúde em medicina veterinária saúde pública
Autor: Santos, Timna de Jesus
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5228885258257357
Orientador: Brandespim, Daniel Friguglietti
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0279327020788151
Palavras-chave: Médico veterinário;Formação profissional;Vigilância sanitária;COVID-19 (Doença)
Data do documento: 21-Fev-2022
Citação: SANTOS, Timna de Jesus. Trabalho de Conclusão de Residência em área profissional da saúde em medicina veterinária saúde pública. 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Residência) – Programa de Residência em Área Profissional da Saúde em Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: O Programa de Residência em Área Profissional da Saúde em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) é uma pós-graduação lato sensu, específica para profissionais médicos-veterinários. Vivencia-se, de forma intensa e supervisionada, práticas e conhecimentos para a formação e qualificação profissional. O presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades realizadas pela residente durante o biênio 2020-2022. No decorrer destes anos, foram realizadas disciplinas obrigatórias e optativas, como também atividades teórico-práticas e práticas da área de concentração Medicina Veterinária Preventiva, subárea Saúde Pública. As vivências foram realizadas no Distrito Sanitário (DS) IV da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), onde foi possível acompanhar as vigilâncias, políticas públicas e programas de saúde; na Vigilância Sanitária (Visa) da cidade do Recife pertencente a Secretaria Executiva de Vigilância à Saúde (Sevs) e na Vigilância Sanitária da I Gerência Regional de Saúde (Geres) de Pernambuco. No DS IV, foi possível desenvolver atividades de planejamento, consolidação, capacitação, execução e supervisão de atividades como campanhas de vacinação antirrábica, programas de vigilância em saúde, ações de enfrentamento da Covid-19, como as ações itinerantes educativas e de vacinação, inspeções sanitárias e muitas outras ações. Na Visa do Recife foi possível participar das inspeções sanitárias de estabelecimentos de alimentos, diversos produtos, medicamentos, e serviços de saúde da cidade, do fluxo dos processos administrativos, da publicação de pôster eletrônico no 11º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, entre outras atividades. Na Visa da I Geres foi possível participar, além das inspeções sanitárias, da organização de dois eventos, I Ciclo de Palestras e Minicursos de Vigilância em Saúde e do I Curso de Atualização em Vigilância Sanitária. Em vista disso, o Programa de Residência em Medicina Veterinária cumpre seu papel na formação do médico-veterinário na área de saúde pública, enriquecendo-o de experiências e, portanto, preparando-o para seu futuro profissional.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4873
Aparece nas coleções:TCR - Especialização em Residência Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcr_timnadejesussantos.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.