Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4870
Título: Educação física escolar e dança: um estudo sobre os trabalhos publicados no CONBRACE
Autor: Souza, Estefane Ryana Fernandes
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1315487815493191
Orientador: Lira, Maria Helena Câmara
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1315487815493191
Palavras-chave: Educação física escolar;Dança;Pesquisa bibliográfica
Data do documento: 3-Mai-2023
Citação: SOUZA, Estefane Ryana Fernandes. Educação física escolar e dança: um estudo sobre os trabalhos publicados no CONBRACE. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Dance is a knowledge that transits in school spontaneously, but also systematically within curricular components such as Physical Education. The challenges to approach dance within a curriculum proposal are countless. Given this, what has been studied and published about dance and school in academic-scientific events of Physical Education? This monograph makes a literature review of texts published in the Brazilian Congress of Sports Sciences (CONBRACE), on dance in School Physical Education, from 2017 to 2021, analyzing the problematizations that accompany the teaching and learning of dance in school. The results show that different regions of the country are interested in this knowledge in different ways, from the dance modalities addressed to the problematizations and thematizations carried out from this cultural expression. The analyzed studies also demonstrate the sensitivity of the subject in adverse situations, such as the pandemic, and the pedagogical challenges that surround dance at school. We conclude, among other issues, how much dance is necessary to broaden a perspective of integral education and to break cultural prejudices at school and within Brazilian society.
Resumo: A dança é um conhecimento que transita na escola de forma espontânea, mas também de forma sistemática por dentro de componentes curriculares como a Educação Física. Os desafios para abordar a dança por dentro de uma proposta curricular são inúmeros. Diante disso, o que tem sido estudado e publicado sobre dança e escola nos eventos acadêmico-científicos da Educação Física? Esta monografia faz uma revisão de literatura de textos publicados no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE), sobre a dança na Educação Física Escolar, no período de 2017 a 2021, analisando as problematizações que acompanham o ensino e a aprendizagem da dança na escola. Os resultados mostram que regiões diferentes do país se interessam de forma diferente por esse conhecimento, desde as modalidades de dança abordadas até as problematizações e tematizações realizadas a partir dessa expressão cultural. Os estudos analisados também demonstram a sensibilidade do assunto em situações adversas, a exemplo da pandemia, e os desafios pedagógicos que cercam a dança na escola. Concluímos, dentre outras questões, o quanto a dança é necessária para ampliar uma perspectiva de educação integral e para a quebra de preconceitos culturais na escola e dentro da sociedade brasileira.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4870
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_estefaneryanafernandessouza.pdf313,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.