Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4868
Título: | As percepções dos professores de Educação Física sobre a influência do TikTok no ensino de dança na escola |
Autor: | Santos, Marcos Vinícius dos |
Orientador: | Pirauá, Natália Barros Beltrão |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/1778511907021100 |
Palavras-chave: | Educação física escolar;Dança;Mídia social;TikTok (Rede social on-line) |
Data do documento: | 26-Abr-2023 |
Citação: | SANTOS, Marcos Vinícius dos. As percepções dos professores de Educação Física sobre a influência do TikTok no ensino de dança na escola. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Dance has been present in human life since the beginning, and its relationship society has promoted mutual transformations, until today we arrive in a more connected world. Technology has been increasingly used as a pedagogical including in Physical Education at school. TikTok is a social media platform that become popular among young people and can be a useful tool for teaching dance. But it can still be thought of as a challenge in the school setting. Therefore, present study investigated how Physical Education teachers perceive the influence Tiktok in Dance classes in Physical Education at School, and how they face Media Dances in their teaching methodology. 20 school Physical Education teachers, from different parts of Brazil and with insertion in public and/or private schools, answered digital questionnaire about their experiences with dance, their methodologies their personal and professional relationship with Tik Tok. The results of the study show that teachers perceive the influence of Tiktok, not only in Dance classes, but Physical Education in general. In addition, some teachers make use of bringing students closer to Media Dance to carry out provocations about some aspects Media Dance. The data set allows concluding how teachers perceive the influences of Tiktok in Dance classes and exploring teaching and research on topics like this innovative and important for educational debates about the importance and potential that technological tools have for advancement of the teaching-learning process. |
Resumo: | A dança está presente na vida humana desde os primórdios, e sua relação com a sociedade promoveu transformações mútuas, até chegarmos hoje em um mundo mais conectado. A tecnologia tem sido cada vez mais utilizada como ferramenta pedagógica, inclusive na Educação Física escolar. O TikTok é uma plataforma de mídia social que tem se popularizado entre os jovens e pode ser uma ferramenta útil para o ensino de dança. Mas ela ainda pode ser pensada como um desafio no cenário escolar. Sendo assim, o presente estudo investigou como os professores de Educação Física percebem a influência do Tiktok nas aulas de dança na Educação Física Escolar, e como encaram as danças de mídia em sua metodologia de ensino. Participaram da pesquisa 20 professores de Educação Física escolar, de diferentes locais do Brasil e com inserção em escolas públicas e/ou particulares, respondendo a um questionário digital sobre suas experiências com a dança, suas metodologias de ensino e relação pessoal e profissional com o TikTok. Os resultados do estudo evidenciam que os professores percebem a influência do Tiktok, não só nas aulas de dança, mas na Educação Física em geral. Além disso, alguns professores se utilizam da aproximação dos alunos com a dança de mídia para realizar provocações sobre alguns aspectos sobre a dança de mídia. Ao explorar a pesquisa sobre como os professores percebem as influências do TikTok nas aulas de Dança, é possível concluir que esse conjunto de dados é algo inovador e importante. Isso se deve ao fato de que tal pesquisa pode contribuir para os debates educacionais sobre o tema e para a compreensão das potencialidades das ferramentas tecnológicas no avanço do processo de ensino-aprendizagem. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4868 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_marcosviniciusdossantos.pdf | 682,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.