Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4866
Título: Avaliação da aprendizagem: superando desafios na educação física escolar durante o ensino remoto emergencial.
Autor: Almeida, Isabella Maria França Severo de
Orientador: Paiva, Andréa Carla de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
Palavras-chave: Educação física escolar;Aprendizagem;Avaliação;Ensino remoto
Data do documento: 4-Mai-2023
Citação: ALMEIDA, Isabella Maria França Severo de. Avaliação da aprendizagem: superando desafios na educação física escolar durante o ensino remoto emergencial. 2023. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: This study aims to analyze the evaluative practice of Physical Education (PE) at school during Emergency Remote Teaching (ERE), verifying which evaluation strategies were used in the pedagogical practice and highlighting the main challenges and possibilities encountered to evaluate student learning. in a remote context. The research was guided by a qualitative approach and carried out based on the action-research method, intending to understand the strategies used to overcome the challenges of assessing learning in school PE during the ERE. To this end, the evaluative practices of the EF curricular component, which occurred during the ERE, in the 3rd two-month period of the 2021 school year, in a 9th grade class of Elementary School II, of a Federal Public School, were considered, through observations and interventions carried out for the discipline of Mandatory Supervised Internship III, of the Degree in Physical Education at the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE). From the studies, it was possible to perceive how much the evaluation of learning is a complex process and how it becomes even more complex when brought to the school PE, due to the specificities and the difficulty of the area in legitimizing itself as a curricular component in the school. However, it was found with the research that it is possible to overcome the challenges of the existing evaluation, in addition to those resulting from the ERE, using strategies such as the diversification of techniques, instruments and criteria to evaluate the students' learning, considering them diverse subjects, with different cognitive, affective and sociocultural abilities. Therefore, the research collaborated for the development of knowledge about the evaluation of learning in school PE in remote teaching, showing the possibilities of planning and carrying out an intentional evaluative practice in this context, an evaluation that evaluates in a continuous, procedural, qualitative and that, above all, consider the student as an integral being, understanding him in his entirety and from his reality, and more, that is based on consolidated theories and methodologies, such as the Historical-Critical Pedagogy and the Critical-Overcoming Pedagogy.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a prática avaliativa da Educação Física (EF) escolar durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), verificando quais foram as estratégias de avaliação utilizadas na prática pedagógica e ressaltando os principais desafios e possibilidades encontrados para avaliar a aprendizagem dos estudantes em um contexto remoto. A pesquisa foi orientada por uma abordagem qualitativa e realizada a partir do método da pesquisa-ação, pretendendo compreender as estratégias utilizadas para superar os desafios da avaliação da aprendizagem na EF escolar durante o ERE. Para tanto, foram consideradas as práticas avaliativas do componente curricular EF, ocorridas durante o ERE, no 3º bimestre do ano letivo de 2021, numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma Escola Pública Federal, mediante observações e intervenções realizadas para a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório III, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A partir dos estudos, foi possível perceber o quanto a avaliação da aprendizagem é um processo complexo e como ela torna-se ainda mais complexa quando trazida para a EF escolar, devido às especificidades e a dificuldade da área em se legitimar como um componente curricular na escola. Contudo, constatou-se com a pesquisa, que é possível superar os desafios da avaliação já existentes, além dos decorrentes do ERE, utilizando-se de estratégias como a diversificação de técnicas, instrumentos e critérios para avaliar a aprendizagem dos estudantes, considerando-os sujeitos diversos, com diferentes habilidades cognitivas, afetivas e socioculturais. Portanto, a pesquisa veio colaborar para o desenvolvimento dos conhecimentos acerca da avaliação da aprendizagem na EF escolar no ensino remoto, mostrando as possibilidades de planejar e realizar uma prática avaliativa com intencionalidade nesse contexto, uma avaliação que avalie de forma contínua, processual, qualitativa e que, sobretudo, considere o aluno como um ser integral, compreendendo-o em sua totalidade e a partir da sua realidade, e mais, que esteja fundamentada em teorias e metodologias consolidadas, como a Pedagogia Histórico-Crítica e a Crítico-Superadora.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4866
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_isabellamariafrancaseverodealmeida.pdf5,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.