Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4857
Título: Acessibilidade nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias de inclusão para pessoas com deficiência no espaço escolar
Autor: Mendonça, Bruna Izabelly Leite
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5624524549966713
Orientador: Lindoso, Rosângela Cely Branco
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
Palavras-chave: Educação física;Pessoas com deficiência;Acessibilidade;Inclusão escolar
Data do documento: 9-Jan-2023
Citação: MENDONÇA, Bruna Izabelly Leite. Acessibilidade nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias de inclusão para pessoas com deficiência no espaço escolar. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: In school physical education, our challenge is to enable a practice that involves all students regardless of their limitations and specificities. In this work, our aim was to identify which are the strategies adopted for the inclusion of people with disabilities in school physical education classes. The methodology consisted of qualitative research of a bibliographical nature and allowed us to read and analysis of productions parallel to the proposed theme. In this work, we recognized the great advances made by all those who fight for broadly inclusive education, however, encounter obstacles and limitations regarding various aspects such as education, infrastructure, and accessibility.
Resumo: Na Educação Física o desafio se constitui em possibilitar uma prática de maneira a envolver todos os estudantes independe de suas limitações e especificidades. O presente trabalho tem como objetivo identificar quais são as estratégias adotadas para inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física. A metodologia consiste numa pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e possibilitou leitura de análise de produções paralelas ao tema proposto. Este trabalho reconhece os grandes avanços percorridos por todos os que lutam para uma educação amplamente inclusiva, mas encontra entraves e limitações quanto a diversos aspectos como formação, infraestrutura e acessibilidade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4857
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_brunaizabellyleitemendonca.pdf374,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.