Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4842
Title: A capoeira como conteúdo de ensino da educação física escolar
Authors: Silva, Gean Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor: Mello, Rachel Costa de Azevedo
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/8749101676171464
Keywords: Educação física escolar;Luta (Esporte);Capoeira
Issue Date: 10-Oct-2022
Citation: SILVA, Gean Pereira da. A capoeira como conteúdo de ensino da educação física escolar. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The present study seeks to bring new perspectives on Capoeira as a teaching content pertaining to the theme Fights, in Physical Education classes at school, addressing its cultural and historical meaning and meaning, expressed from its historical origins in its relationship with African culture. We ask as a research problem: what knowledge is treated in Capoeira as teaching content in Physical Education at school in academic productions? To this end, we have as a general objective: to analyze Capoeira as a teaching content of school Physical Education in Elementary School in academic productions. And we define as specific objectives: to identify the importance of Capoeira as knowledge in school Physical Education from its history, and to analyze the content related to Capoeira treated in curricular policies in Elementary School of state public schools in Pernambuco. To this end, we did a bibliographic research on Capoeira at school. As conclusions, the theoretical framework and the analyzed research informed us about the validity of Capoeira in its multiple dimensions, to be experienced as a content of school Physical Education, considering: its sense and meaning, its codes of values and rituals, its historicity , its contribution to integral education, its relationship with sport, with games, with dance.
Description: O presente estudo busca trazer novos olhares sobre a capoeira como conteúdo de ensino pertencente à temática Lutas, nas aulas de Educação Física escolar, abordando seu sentido e significado cultural e histórico, expresso desde suas origens históricas na sua relação com a cultura africana. Indagamos como problema de pesquisa: qual o conhecimento tratado através da capoeira como conteúdo de ensino em Educação Física na escola em produções acadêmicas? Para tal, temos como objetivo geral: analisar a capoeira como conteúdo de ensino da Educação Física escolar no Ensino Fundamental nas produções acadêmicas. E definimos como objetivos específicos: identificar a importância da capoeira como conhecimento na Educação Física escolar a partir de sua história, e analisar o conteúdo referente a capoeira tratado nas políticas curriculares no Ensino Fundamental de escolas públicas estaduais de Pernambuco. Para tal, fizemos uma pesquisa bibliográfica sobre a capoeira na escola. Como conclusões, o referencial teórico e as pesquisas analisadas nos informaram sobre a validade da Capoeira em suas múltiplas dimensões, a serem vivenciadas como conteúdo da Educação Física escolar, considerando-se: seu sentido e significado, seus códigos de valores e rituais, sua historicidade, sua contribuição para a educação integral, sua relação com o esporte, com o jogo, com a dança.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4842
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_geanpereiradasilva.pdf813,68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.