Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4840
Título: Educação física escolar: analisando experiências do currículo cultural.
Autor: Sérvio, Thaís Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0563024919034233
Orientador: Paiva, Andréa Carla de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
Palavras-chave: Educação Física escolar;Cultura;Currículos;Multiculturalismo
Data do documento: 10-Out-2022
Citação: SÉRVIO, Thaís Silva. Educação física escolar: analisando experiências do currículo cultural. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The present work aims to understand the approach of the Cultural Curriculum of physical education at school, identifying its limits and possibilities from the mapping and analysis of experience reports from the Research Group on School Physical Education (GPEF) at the University of São Paulo (USP). We consider that the Physical Education school curriculum passes through different conceptions, from the traditional curricula, through the critical curriculum, to the post-critical one. The Cultural Curriculum of Physical Education, considered post-critical and based on Cultural Studies and Multiculturalism, seeks to understand body culture from the cultural productions of society and the differences of subjects. Therefore, we developed a qualitative research approach of the documentary type, based on the analysis of experience reports developed by teachers of the Research Group on School Physical Education (GPEF) at the University of São Paulo (USP), which is the main group that focuses on the study of this theme, in order to identify possible limits and possibilities in its didactic procedures, which in this approach is understood as Pedagogical Forwardings. We conclude that the Cultural Curriculum of Physical Education has much to add to the area, albeit with some limitations.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender a abordagem do Currículo Cultural da Educação Física na escola, identificando seus limites e possibilidades a partir do mapeamento e análise dos relatos de experiência do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (GPEF) da Universidade de São Paulo (USP). Consideramos que o currículo escolar da Educação Física perpassa por diferentes concepções, desde os currículos tradicionais, passando pelo currículo crítico, chegando ao pós-crítico. O Currículo Cultural da Educação Física considerado pós-crítico e baseado nos Estudos Culturais e Multiculturalismo, busca compreender a cultura corporal a partir das produções culturais da sociedade e das diferenças dos sujeitos. Sendo assim, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental, a partir da análise de relatos de experiência desenvolvidos por professores e professoras do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (GPEF) da Universidade de São Paulo (USP), sendo este, o principal grupo que se debruça ao estudo dessa temática, com o intuito de identificar possíveis limites e possibilidades em seus procedimentos didáticos, que nesta abordagem é entendido como Encaminhamentos Pedagógicos. Concluímos que, o Currículo Cultural da Educação Física, tem muito a acrescentar a área, ainda que com algumas limitações.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4840
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_thaissilvaservio.pdf577,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.