Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4838
Título: | O futsal como conteúdo no currículo de Pernambuco - Ensino Fundamental |
Autor: | Silva, José Fernandes Martins da |
Orientador: | Silva, Eduardo Jorge Souza da |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/5214370124132694 |
Palavras-chave: | Educação física;Currículos;Ensino fundamental;Futsal |
Data do documento: | 11-Out-2022 |
Citação: | SILVA, José Fernandes Martins da. O futsal como conteúdo no currículo de Pernambuco - Ensino Fundamental. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | This study, characterized as a monograph, sought to address the following object of study - The teaching of Futsal content through the physical education curriculum component, as discussed in the document Curriculum of Pernambuco for elementary school / 2019. For this purpose, the following problem question was delimited: What are the didactic-methodological foundations that guide the treatment of futsal teaching as physical education content in the document Curriculum of Pernambuco/2019? To this end, the objective is to analyze, explain and understand the didactic methodological basis for teaching Futsal content privileged in the Pernambuco Curriculum – Elementary School. Methodologically, we used research of a bibliographic-documentary nature, of an exploratory-descriptive nature, focusing on the document Curriculum of Pernambuco - Fundamental Education/2019. It is concluded that historical-critical pedagogy points out a way out of the dilemma posed by non critical pedagogical trends, which oppose, excluding theory and practice, teacher and student. Understood as mediation within the global social practice, historical-critical pedagogy conceives that education has social practice as a starting point and arrival point of educational practice, before that, recognizing futsal as a human activity means seeking to learn it in the within a system of relations of social life. |
Resumo: | Este estudo, caracterizado como uma monografia buscou tratar o seguinte objeto de estudo – O ensino do conteúdo Futsal pelo componente curricular educação física, conforme tratado no documento Currículo de Pernambuco para o ensino fundamental/2019. Para tanto, foi delimitada a seguinte questão-problema: quais os fundamentos didático-metodológicos que orientam o trato do ensino do futsal como conteúdo da educação física no documento Currículo de Pernambuco/2019? Para tal, tem-se como objetivo analisar, explicar e compreender a base didático-metodológica para o ensino do conteúdo Futsal, privilegiada no Currículo de Pernambuco – Ensino Fundamental. Metodologicamente utilizamos da pesquisa de natureza bibliográfico-documental, de caráter exploratório-descritiva, com foco no documento Currículo de Pernambuco - Ensino fundamental/2019. Conclui-se que a pedagogia histórico-crítica aponta uma saída para o dilema posto pelas tendências pedagógicas não críticas, que opõem, excludentemente, teoria e prática, professor e aluno. Entendida como mediação no seio da prática social global, a pedagogia histórico-crítica concebe que a educação tem a prática social como ponto de partida e ponto de chegada da prática educativa, e diante disso, reconhecer o futsal como atividade humana, significa buscar aprendê-lo no interior de um sistema de relações da vida social. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4838 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_josefernandesmartinsdasilva.pdf | 505,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.