Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4836
Título: As relações entre o ciclo de vida profissional dos docentes e a prática pedagógica na disciplina curricular de Educação Física escolar.
Autor: Almeida, Danyelle Heloisa Alves de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3340170275863580
Orientador: Lima, Ricardo Bezerra Torres
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0128873517491860
Palavras-chave: Educação física escolar;Formação continuada do professor;Ciclo de vida profissional;Prática pedagógica
Data do documento: 7-Out-2022
Citação: ALMEIDA, Danyelle Heloisa Alves de. As relações entre o ciclo de vida profissional dos docentes e a prática pedagógica na disciplina curricular de Educação Física escolar. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: In basic education, teachers work at various stages of the teaching professional life cycle. According to Michael Huberman, each phase has specificities arising from several factors. Given this, this research has the general objective to characterize the original articles published since 2014 that analyze the relationships between the professional teaching life cycle and the pedagogical practice in school Physical Education. A systematic review of a qualitative approach was conducted looking for original articles published between 2014 and 2021 in databases and journals in the area of Physical Education, transformed between A1 and B3 in the Sucupira Platform. From selected criteria, twelve articles were selected. Profession time is a fundamental element for didactic improvement, given the limitations of initial training. In addition to practical experiences, continuous training contributes to the process of improving the teaching career. Thus, the individual gradually builds his professional identity.
Resumo: No ensino básico atuam professores em diferentes fases do ciclo de vida profissional docente. De acordo com Michael Huberman, cada fase possui especificidades provenientes de diversos fatores. Diante disto, esta pesquisa tem como objetivo geral caracterizar os artigos originais publicados a partir de 2014 que analisam as relações entre o ciclo de vida profissional docente e a prática pedagógica na Educação Física escolar. Foi realizada uma revisão sistemática de abordagem qualitativa buscando artigos originais publicados entre 2014 e 2021 em bases de dados e periódicos da área de Educação Física, qualificados entre A1 e B3 na Plataforma Sucupira. A partir de critérios estabelecidos, foram selecionados 14 artigos. O tempo de profissão é um elemento fundamental para aprimoramento didático, tendo em vista as limitações da formação inicial. Além das experiências práticas, a formação continuada contribui no processo de aprimoramento da carreira docente. Assim, o indivíduo constrói gradativamente a sua identidade profissional.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4836
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_danyelleheloisaalvesdealmeida.pdf513,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.