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Título: Os fundamentos didático-metodológicos do jogo no atual currículo de Pernambuco no Ensino Fundamental.
Autor: Silva Filho, Fernando Hercílio da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7786166947403990
Orientador: Silva, Eduardo Jorge Souza da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5214370124132694
Palavras-chave: Educação Física;Ensino fundamental;Currículos;Jogos;Pedagogia crítica
Data do documento: 10-Out-2022
Citação: SILVA FILHO, Fernando Hercílio da. Os fundamentos didático-metodológicos do jogo no atual currículo de Pernambuco no Ensino Fundamental. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The Pernambuco Curriculum is the document that currently guides the educational policy and pedagogical work of Early Childhood Education and Elementary Education in schools throughout the State. The document has in its structure the notion of general competences that must be observed in teaching, and also describes the thematic units, their knowledge objectives and the skills that will be developed, separated by disciplines, including Physical Education. The curriculum in education is a document of great importance, as it follows as a guide, a guide for teachers in the day to day of their school activity. Therefore, it is possible to say that it has an impact on students' learning, making it possible to understand what the school wants to be taught and what pedagogical reflection to be carried out by teachers. Due to its great relevance, several issues need to be observed in the realization of the curriculum, which is not an easy task, let alone a quick one. The Pernambuco Elementary School curriculum in the field of physical education, lost a lot in quality when it chose not to show a Critical-Overcoming approach in its principles, leaving aside the idea that the object of the curriculum is the student's reflection. Faced with the society we live in, where the social difference is of immense disparity, and showing that the curriculum here is a reference aimed at public schools, where the public is at a greater disadvantage within a social framework, not to think of a policy that be liberating, is putting these students at the mercy of this reality, without any prospect of improvement and without knowing how to fight their situation. And this is the role of the school: it is necessary to form students with critical minds, as subjects in a process of emancipation, forming citizens for a prosperous future, a more egalitarian future.
Resumo: O Currículo de Pernambuco é o documento que atualmente orienta a política educacional e o trabalho pedagógico da Educação Infantil e Ensino Fundamental nas escolas em todo o Estado. O documento tem em sua estrutura a noção de competências gerais que devem ser observadas no ensino, e também descreve as unidades temáticas, os objetivos de conhecimento das mesmas e as habilidades que serão desenvolvidas, separadas por disciplinas, entre elas a de Educação Física. O currículo na educação é um documento de grande importância, pois segue como um norte, um guia para os docentes no dia a dia de sua atividade escolar. Portanto é possível afirmar que tem impacto no aprendizado dos(as) alunos(as), sendo possível compreender o que a escola deseja que seja ensinado e qual a reflexão pedagógica a ser realizada pelos professores. Devido a sua grande relevância, várias questões precisam ser observadas na realização do currículo, não se tratando de uma tarefa fácil e muito menos, rápida. O currículo do Ensino Fundamental de Pernambuco no âmbito da educação física perdeu e muito em qualidade quando optou por não evidenciar abordagem crítico-superadora em seus princípios, deixando de lado a ideia de que o objeto do currículo é a reflexão do aluno. Diante da sociedade que vivemos onde a diferença social é de uma disparidade imensa, e evidenciando que o currículo aqui é referencial direcionado para as escolas públicas, onde encontra-se o público em maior desvantagem dentro de um quadro social, não pensar em uma política que seja libertadora, é colocar esses alunos à mercê dessa realidade, sem nenhuma perspectiva de melhora e sem saber como lutar contra sua situação. E é esse o papel da escola: é preciso se formar estudantes mentes críticos, enquanto sujeitos em um processo de emancipação, formando os cidadãos para um futuro próspero, um futuro mais igualitário.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4832
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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