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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFarah, Breno Quintella-
dc.contributor.authorBarros, Stephanny Manuelly do Nascimento-
dc.date.accessioned2023-08-11T19:39:35Z-
dc.date.available2023-08-11T19:39:35Z-
dc.date.issued2022-10-03-
dc.identifier.citationBARROS, Stephanny Manuelly do Nascimento. Impactos da pandemia da COVID-19 nas aulas de educação física: um estudo de revisão narrativa. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4831-
dc.descriptionOs últimos anos foram marcados pela pandemia provocada pelo novo coronavírus que atingiu todo o mundo. Isso acarretou a parada de vários serviços, um deles foi o serviço escolar. Diante disso, foi publicada uma portaria no Diário Oficial da União que dispõe a suspensão das aulas presenciais em escolas públicas e privadas, fato que gerou diversas repercussões nas metodologias de ensino nas diferentes disciplinas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar os principais impactos da pandemia da Covid-19 sobre as aulas de Educação Física. Para tanto, recorreu-se à revisão narrativa que incluiu 12 estudos científicos originais e de revisões, retirados do SciELO, PubMed, LILACS e revistas classificadas entre A2 a B2 da Qualis Capes, também foram utilizadas leis e portarias para compreender o impacto da COVID-19 nas aulas de Educação Física. Os resultados são apresentados de forma qualitativa e quantitativa, eles evidenciaram um maior impacto na aprendizagem em estudantes de baixa renda comparado aos de alta renda, dificuldades na disponibilidade de espaço para a realização das atividades, além de obstáculos no processo educacional. Parte considerável dos professores de Educação Física da educação básica brasileira tiveram que ressignificar suas práticas de ensino para se adaptar ao formato de ensino remoto, também houve uma baixa adesão das aulas por parte dos alunos por conta do acesso aos recursos tecnológicos necessários para a participação das aulas, além da sobrecarga de trabalho sustentada pelos docentes e as diferenças sociais entre as camadas mais pobres da população ao acesso à educação. Muitos problemas já existentes antes da pandemia persistiram durante ela. Dessa forma, verifica-se que a pandemia afetou negativamente, em grande parte, a condução nas aulas de Educação Física no formato remoto.pt_BR
dc.description.abstractThe last few years have been marked by the pandemic caused by the new coronavirus that has hit the whole world. This led to the stop of services, one of them was the school service. In view of this, an ordinance was published, Diário Oficial da União, which provides for the suspension of face-to-face classes in public and private schools, a fact that generated several repercussions on teaching methodologies in different disciplines. Therefore, the objective of this work was to analyze the main impacts of the Covid-19 pandemic on Physical Education classes. To this end, a narrative review was used, which included 12 original scientific studies and of reviews, taken from SciELO, PubMed, LILACS and journals classified between A2 to B2 by Qualis Capes, laws and ordinances to understand the impact of COVID-19 on Physical Education classes. The results are presented qualitatively and quantitatively, they showed a greater impact on learning in low-income students compared to high-income students, difficulties in the availability of space for carrying out activities, in addition to obstacles in the educational process. A considerable part of Physical Education teachers in Brazilian basic education had to re-signify their teaching practices to adapt to the remote teaching format, there was also a low adherence to classes by students due to access to the necessary technological resources for class participation, in addition to the work overload sustained by teachers and the social differences between the poorest sections of the population in terms of access to education. Many problems that existed before the pandemic persisted during it. In this way, it appears that the pandemic negatively affected, to a large extent, the conduction of Physical Education classes in the remote format.pt_BR
dc.format.extent50 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia dept_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleImpactos da pandemia da COVID-19 nas aulas de educação física: um estudo de revisão narrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2746285589502216pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6914216878368661pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
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