Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4829
Título: A avaliação do ensino-aprendizagem escolar: possibilidades nas aulas de Educação Física.
Autor: Souza, Sérgio Henrique de Oliveira
Orientador: Paiva, Andréa Carla de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
Palavras-chave: Educação física escolar;Aprendizagem;Avaliação
Data do documento: 10-Out-2022
Citação: SOUZA, Sérgio Henrique de Oliveira. A avaliação do ensino-aprendizagem escolar: possibilidades nas aulas de Educação Física. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: This study focused on the analysis of the evaluation of the teaching-learning process in Physical Education classes, so that the teacher understands the evaluation processes, identifying their theoretical-methodological foundations and their didactic possibilities for classes at school, collaborating with the teacher to measure how the sense-meaning of the contents reached the student, so that he/she evolves as a person and as a citizen, thus reaching a critical reflection of the reality in which he/she is, providing greater connection between teacher, content and student, in a profound and at the same time transparent, assimilable and concrete way. The research was carried out from the qualitative method, in particular, a bibliographic review, being developed during the discipline of Mandatory Supervised Internship III in Physical Education - Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), held in a 9th grade class of Elementary School of Pernambuco. Aprivate school in the city of Recife-PE. This study provides a contribution of evaluative practices, taking into account the entire teaching-learning process. The research contributed to the development of knowledge about the use of evaluative practices in the Physical Education curricular component, expanding the understanding of this much-discussed pedagogical tool, evaluation, and consequently helping in the production of knowledge in the area of Physical Education.
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender os processos avaliativos em Educação Física Escolar, a fim de que o docente possa identificar seus fundamentos teórico-metodológicos e suas possibilidades didáticas para as aulas na escola, assim como, consiga mensurar como o sentindo-significado dos conteúdos chegou ao(a) aluno(a), para que este(a) evolua como pessoa e como cidadão(ã), atingindo assim, a reflexão crítica da realidade na qual se encontra, proporcionando maior conexão entre professor(a), conteúdo e aluno(a), de maneira profunda e ao mesmo tempo, transparente, assimilável e concreta. A pesquisa foi realizada a partir do método qualitativo, em específico, uma pesquisa bibliográfica, sendo planejada mediante a resultados da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório III em Educação Física – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), realizada numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade do Recife-PE. Este estudo proporciona uma contribuição de práticas avaliativas formativas, levando em consideração todo o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa colaborou para o desenvolvimento dos conhecimentos acerca da utilização de práticas avaliativas no componente curricular Educação Física, ampliando o entendimento desta tão discutida ferramenta pedagógica, a avaliação, e consequentemente, auxiliando na produção do conhecimento na área da Educação Física.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4829
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_sergiohenriquedeoliveirasouza.pdf973,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.