Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4825
Título: Trabalho de conclusão da residência em medicina veterinária preventiva – saúde pública: dimensionamento da população de cães e gatos do município de Cedro-PE
Autor: Lima, Vitória Figueiredo
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8290862591009568
Orientador: Brandespim, Daniel Friguglietti
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0279327020788151
Palavras-chave: Saúde pública;Animais urbanos - População;Veterinários;Cães;Gatos
Data do documento: 22-Fev-2021
Citação: LIMA, Vitória Figueiredo. Trabalho de conclusão da residência em medicina veterinária preventiva – saúde pública: dimensionamento da população de cães e gatos do município de Cedro-PE. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Residência) – Programa de Residência em Área Profissional da Saúde em Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: O Programa de Residência em Área Profissional de Saúde em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco é um curso de pós-graduação relevante ao profissional Médico Veterinário, que possibilita o aprimoramento profissional em sua área de atuação durante o programa e que impacta diretamente na qualificação diferencial do profissional para atuação no mercado de trabalho. O presente trabalho teve como objetivo relatar as atividades realizadas pela residente durante os anos de 2019 a 2021 e apresentar um estudo do dimensionamento da população de cães e gatos do município de Cedro no estado do Pernambuco. Os dados coletados da pesquisa foram feitos com o apoio dos Agentes comunitários de Saúde e alimentados através do sistema do município o Cidade Saudável. Obteve como resultado um total de 5.634 animais, sendo 4.787 cães e gatos. Os cães corresponderam a 2.894 (51,4%), os gatos a 1.893 (33,6%) e 847 (15,0%) foram outros animais (aves, suínos e peixes). O estudo permitiu aferir a quantidade de animais do município favorecendo a implantação de políticas viáveis e exequíveis de controle populacional com campanhas de castração e divulgação de informações sobre zoonoses à população. A Residência em Medicina Veterinária Preventiva com ênfase em Saúde Pública é uma experiência única para o profissional veterinário e proporciona maior visibilidade do Médico Veterinário como primordial na saúde pública além de especializar este profissional para o mercado de trabalho.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4825
Aparece nas coleções:TCR - Especialização em Residência Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcr_vitoriafigueiredolima.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.