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Título: Aquicultura vai à escola parte II – uma extensão prática da aquicultura em Itapissuma-PE
Autor: Santos Filho, Fernando Sebastião dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1445666896933448
Orientador: Olivera Gálvez, Alfredo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7002327312102794
Co-orientador : Santos, Elizabeth Pereira dos
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/5362345525199085
Palavras-chave: Aquicultura;Ambiente escolar;Pecuária familiar;Extensão universitária
Data do documento: 5-Fev-2021
Citação: SANTOS FILHO, Fernando Sebastião dos. Aquicultura vai à escola parte II – uma extensão prática da aquicultura em Itapissuma-PE. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) – Departamento de Pesca e Aquicultura, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Due to the stagnation of fishing activity in recent years, aquaculture has emerged as an alternative to supply the demand for fish worldwide; with this, this type of production of food and biotechnological products has been growing significantly to meet the needs of the entire world population. According to FAO, aquaculture is the culture under control of aquatic animals and plants. Among the branches of aquaculture, we have: Pisciculture (Fish cultivation), Malacoculture (Mollusk cultivation), Shrimp farming (Crustacean cultivation) and Algiculture (Algae cultivation). In this study, the extension worker, together with undergraduate and graduate students linked to the Department of Fisheries and Aquaculture at the Federal Rural University of Pernambuco, went to the high school reference school (EREM) Eurídice Cadaval in Itapissuma - PE in order to establish an exchange of learning with regard to aquaculture, publicizing the activities linked to the baccalaureate course in fisheries engineering, which is currently not widespread in society, in addition to the performance of this professional in the area related to the productive sectors of the Itapissuma region (fish, crustaceans , mollusks and algae). The work was carried out through dynamic, practical and theoretical classes, given to high school students. In these classes, social, cultural and environmental topics were approached from the highlight of the problems that surround the daily life of the community, thus helping in the development of these students as citizens, opinion makers and future professionals who can work with the community they live.
Resumo: Devido à estagnação da atividade pesqueira nos últimos anos a aquicultura surge como uma alternativa para suprir a demanda por pescado em todo o mundo, com isso, esta modalidade de produção de alimento e produtos biotecnológicos vem crescendo significativamente com o fim de atender as necessidades de toda população mundial. De acordo com a FAO, a aquicultura é a cultura sob controle de animais e plantas aquáticas. Dentre os ramos da aquicultura temos: Piscicultura (Cultivo de Peixes), Malacocultura (Cultivo de Moluscos), Carcinicultura (Cultivo de crustáceos) e Algicultura (Cultivo de Algas). Neste estudo, o extensionista, juntamente com alunos de graduação e pós-graduação vinculados ao Departamento de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco, foram à escola de referência do ensino médio (EREM) Eurídice Cadaval em Itapissuma - PE visando estabelecer uma troca de aprendizagem no que diz respeito à aquicultura, divulgando as atividades atreladas ao curso de bacharelado em engenharia de pesca, o qual é atualmente pouco difundido na sociedade, além da atuação deste profissional na área relacionadas aos setores produtivos da região de Itapissuma (peixes, crustáceos, moluscos e algas). O trabalho foiexecutado através de aulas dinâmicas, práticas e teóricas, ministradas aos alunos do ensino médio. Nestas aulas, foram abordados temas de âmbitos social, cultural e ambiental a partir do destaque das problemáticas que rodeiam o cotidiano da comunidade, auxiliando assim no desenvolvimento desses estudantes como cidadãos, formadores de opinião e futuros profissionais que poderão atuar junto à comunidade à qual habitam. Visando levar a comunidade o que se é desenvolvido pela academia, trazendo dessa forma um retorno a sociedade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4812
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