Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/481
Título: Influência do estádio de maturação do fruto na - Germinação de Malpighia glaba L.
Autor: Nogueira, Rejane J. Mansur C.
Gusmão, Guilherme de Oliveira
Palavras-chave: Acerola;Germinação
Data do documento: 1994
Citação: Nogueira, Rejane J. Mansur C.; Gusmão, Guilherme de Oliveira. Influência do estádio de maturação do fruto na - Germinação de Malpighia glaba L. Cadernos Ômega. Série Biologia, Recife, n. 4, p. 83-90, 1994.
Abstract: O trabalho foi realizado em casa-de-vegetação com o objetivo de verificar a influencia dos estádios de maturação dos frutos (verdes, de vez, maduros e apodrecidos) na percentagem de germinação. Os frutos foram colhidos pesados e as sementes retiradas manualmente, secas ao ar e plantados em bandejas de isopor, contendo uma mistura de terriço e argila, numa proporção de 2:1, em delineamento inteiramente casualizado. Previamente, em laboratório, sementes de frutos de mesmos estádios de maturação foram colocados em solução de cloreto de tetrazólio para testar-se a viabilidade da germinação. As sementes provenientes de frutos de vez (em processo de maturação) obtiveram o melhor percentual de embriões viáveis, seguidas daquelas de frutos apodrecidos, verdes e maduros. Em casa-de-vegetação, a percentagem de germinação em sementes de frutos apodrecidos foi superior a de frutos de vez, enquanto que não houve diferença entre as sementes de frutos verdes e maduros.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/481
Aparece nas coleções:n. 4, 1994 (Série Biologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n4_1994_bio_06.pdf266,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador