Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4807
Título: | As múltiplas linguagens das narrativas digitais no ensino da arte |
Autor: | Moura, Wanessa Menezes de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/8099239008020509 |
Orientador: | Rosa, Aliete Gomes Carneiro |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/9765841869399460 |
Co-orientador : | Silva, Charles Ricardo Leite da |
Endereço Lattes do Co-orientador : | http://lattes.cnpq.br/2664342528760612 |
Palavras-chave: | Arte - Estudo e ensino;Comunicações digitais;Narrativas digitais;Linguagem |
Data do documento: | 3-Ago-2019 |
Citação: | MOURA, Wanessa Menezes de. As múltiplas linguagens das narrativas digitais no ensino da arte. 2019. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | The research aims to analyze how the different languages worked in the digital narratives can help the pedagogical practices and facilitate the learning process for the student. In this way, the project conciliates the teaching of art reflected in the use of these Information and Communication Technologies (ICTs) as a process of (re) construction of art classes stagnated by the traditional model. A analysis of verbal languages (written and spoken), sound and imagery, based on the taxonomy of Nora Paul (2007), as elements that awaken the various areas of the mind and provide an autonomous, critical and reflexive learning of the students. For that, the methodology used was the bibliographical research that proposes an analysis of works done by teachers through the use of digital narratives, referring to the methodology developed by Robin (2016) and the polysemy of narratives, by Ryan (2004) and how his process added knowledge to everyday life in art classes. and how their process added knowledge to the day to day in art classes. All of this is through Joseph Campbell's conception of hypertext by Lajolo (2013); from Benjamin's (2012) experience of telling and Kearney's (2012) self-experience. In fact, it is necessary to use innovative classes that bring pleasure to the knowledge, that instigate the student to develop strategies in the resolution of certain problems, that is, to construct meaningful learning. |
Resumo: | Este trabalho busca analisar como as diversas linguagens trabalhadas nas narrativas digitais podem auxiliar as práticas pedagógicas e facilitar o processo de aprendizagem para o aluno. Dessa forma, este projeto concilia o ensino da arte refletido no uso dessas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) como um processo de (re)construção das aulas de arte estagnadas pelo modelo tradicional. Uma análise das linguagens verbais (escrita e falada), sonora e imagéticas, a partir da taxonomia de Nora Paul (2007), como elementos que despertam as várias áreas da mente e oportunizam uma aprendizagem autônoma, crítica e reflexiva dos alunos. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que propõe uma análise de trabalhos realizados pelos professores de arte através do uso das narrativas digitais, fazendo referência a metodologia desenvolvida por Robin (2016) e a polissemia das narrativas, de Ryan (2004) e como seu processo agregou saberes ao dia a dia nas aulas de arte. Tudo isso se dá através da concepção de Joseph Campbell, ao hipertexto, de Lajolo (2013); da experiência do contar, de Benjamin (2012) e o experienciar a si próprio, de Kearney (2012). Na realidade, é preciso lançar mão de aulas inovadoras que tragam prazer ao saber, que instiguem o aluno a desenvolver estratégias na resolução de determinados problemas, ou seja, construir aprendizagens significativas. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4807 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_wanessamenezesdemoura.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.